Grande Curitiba

Prefeitura orienta contadores sobre abertura de empresas

Evento aborda mudanças no sistema municipal que se integra ao da Junta Comercial do Paraná e reduz o tempo para abertura de empresas
1 de dezembro de 2022 às 13:12

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda e demais órgãos licenciadores realizaram na tarde da última terça-feira (29), no Conservatório de Música Maestro Paulino, uma reunião com contadores da cidade para alinhamento de novos procedimentos de solicitação de licenças de funcionamento de empresas, através da Redesim, do município.

“Ponta Grossa foi a primeira cidade do Paraná participante do programa Descomplica Licenças a integrar totalmente seu processo com a Redesim e buscamos a cada dia oferecer atendimento mais rápido, para que seja possível abrir mais empresas na cidade, fomentando a economia local e gerando emprego”, disse a prefeita Elizabeth Schmidt.

Tonia Mansani, presidente da Agência de Inovação, comenta que a integração ocorre desde o dia 14 de setembro deste ano, e que o evento teve como objetivo explicar para os contadores tanto sobre as mudanças, como sobre os ganhos da plataforma integrada neste processo.

“Estamos trabalhando de forma integrada com todos os órgãos licenciadores do município, automatizando todo nosso processo. Para isso contamos com apoio estratégico do SEBRAE. A agência de inovação coordena o processo de melhoria do ambiente de negócios do nosso município. Dentre os indicadores que classificam uma cidade em uma “cidade inteligente” está a questão da facilidade em abrir um negócio e o tempo de abertura é o indicador que mensura esta melhoria”, disse Tonia.

De acordo com o secretário da Fazenda, Cláudio Grokoviski, o encontro foi realizado para contadores, que atendem uma grande quantidade de empresas, bem como para empresários interessados. Segundo ele, quando for aberto um comércio ou uma indústria, por exemplo, o empreendedor deve checar se na região a ser instalada a empresa é permitido o modelo de negócio pretendido. “O sistema de Consulta Prévia da Junta Comercial vai informar da possibilidade de acordo com o zoneamento previsto na legislação”, disse.

Grokoviski conta que em 2020 o tempo médio de abertura de uma empresa era de aproximadamente quatro dias e hoje o mesmo procedimento está abaixo de cinco horas. “Estamos avançando bastante, mas ainda não estamos satisfeitos. A prefeita Elizabeth nos cobra que agilizemos ainda mais, para que o alvará e a licença para a empresa começar a funcionar seja praticamente automática”, aponta o secretário.

Os contadores e empresários que tiverem dúvidas, em relação a consulta prévia, podem entrar em contato pelo e-mail [email protected], ou ligar para o telefone (42) 3220-1000, ramais 1315 e 1316.