Grande Curitiba

Semana do Meio Ambiente debate ações para um futuro sustentável

1 de junho de 2023 às 16:59

COM ASSESSORIAS – Com o tema ‘Ponta Grossa: 200 anos de história’, a Semana do Meio Ambiente 2023 irá debater “ações para um futuro sustentável”. A programação será variada e acontecerá de 03 a 07 de junho em diversos locais da cidade.

“É um momento importante em nosso município, pois realizamos um evento que comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho, e que tem como objetivo sensibilizar toda a população sobre os cuidados com o meio ambiente e sobre o nosso próprio futuro”, destaca a prefeita Elizabeth Schmidt.

A Semana do Meio Ambiente 2023 é uma promoção da prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria de Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Educação, SANEPAR e UTFPR.

Em todos os dias da semana do meio ambiente haverá a realização de ações solidárias, com a comunidade podendo fazer a doação de roupas, alimentos não perecíveis, brinquedos e ração, os quais serão doados para entidades que necessitam. As entregas deverão ser feitas diretamente no Centro de Educação Ambiental, no Lago de Olarias. “Além de discutir o futuro de nosso meio ambiente, também temos esse espaço para a solidariedade”, acrescenta o secretário de Meio Ambiente, André Pitela.

Programação

3 de junho

O dia 3 de junho, 11 horas às 18 horas, no Lago de Olarias, contará com diversas atividades. Haverá o bota fora de eletrônicos, que receberá eletroeletrônicos e linha branca que você não usa mais ou está estragado ocupando espaço na sua casa;

Quem também estará presente será o Ônibus da Vacina. Não se esqueça de levar a carteirinha de vacinação.

Haverá ainda a feira de adoção de cães e gatos, além de atividades recreativas e educativas, com a oportunidade de se divertir e aprender com exposições e muitas brincadeiras. A Casa do Artesão também estará presente, com belas peças da região dos Campos Gerais.

Mais informações, sobre a Semana do Meio Ambiente 2023: Ações para um Futuro Sustentável, podem ser obtidas pelo telefone (42)3220-1000 ramal 2388.

5 de junho

A segunda-feira, dia 05 – Dia Mundial do Meio Ambiente – tem como destaque na programação a abertura oficial da semana no Centro de Educação Ambiental, a partir das 8h30, com a presença de autoridades e convidados. Na ocasião, haverá apresentação artística com os alunos da escola Municipal Joao Maria Cruz, assinatura do termo de cessão de espaço entre a secretaria de Meio Ambiente e a Polícia Ambiental e o lançamento da Cartilha Ambiental 2023, que será utilizada nas atividades de Educação Ambiental no Município.

Ainda durante o dia haverá debates tratando o tema crimes ambientais nas escolas Municipais Kamal Tebcherani, Glacy Camargo Secco e Claudio Mascarenhas, esta última com a Polícia Ambiental, no CMEI Marjorie Mendes e no Colégio Estadual Linda Bacila. O Colégio Integração receberá o contador de histórias Alfredo Mourão, com “contos indígenas e biodiversidade”.

Para o público em geral haverá a palestra ‘Interpretação Ambiental no Parque Nacional dos Campos Gerais’, ministrada pela doutora Jasmine Moreira. A ação ocorrerá no Anfiteatro Eunice Miró Guimarães, às 14 horas. A inscrição poderá ser feita no local do evento e haverá fornecimento de certificado.

Durante a noite, a partir das 19h00, no Centro de Educação Ambiental Vereador Delmar José Pimentel – no Lago de Olarias, teremos a entrega do SELO VERDE – 2023 às empresas que fazem a destinação correta dos resíduos orgânicos.

“Com uma programação variada, o tema escolhido para os 200 anos de história de Ponta Grossa, tem como foco mostrar que nossa cidade vem crescendo de forma sustentável, pois muito tem se aprendido sobre a preservação ambiental”, destaca Andreia de Oliveira, coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente.

Dia 6 de junho

O tema principal a ser trabalhado neste dia será ‘Resíduos Sólidos: Qual sua Responsabilidade?’ O assunto será trabalhado nas Escolas Municipais Djalma de Almeida Cesar e Alda dos Santos Rebonato, CMEIs Djalma de Almeida Cesar e João Haddad e no Colégio Estadual Senador Correia. A Polícia Ambiental estará trabalhando na Escola Municipal Claudio Mascarenhas sobre Crimes Ambientais e o contador de história Alfredo Mourão estará também no Colégio Senador Correia com “Contos indígenas e biodiversidade”

Na Câmara Municipal haverá a discussão sobre o tema ‘Resíduos Sólidos: Qual sua Responsabilidade?’ com os servidores públicos da Prefeitura de Ponta Grossa, a partir das 14h00, com o reforço sobre os cuidados com a destinação de resíduos e conhecer os programas que a cidade oferece e realiza.

Já a partir das 19 horas, o mesmo debate será realizado no Colégio Estadual Polivalente.

Dia 07 de junho

No último dia da Semana de Meio Ambiente o foco será ‘Biodiversidade: um olhar para a vida’. O tema será trabalhado com alunos das Escolas Municipais Zila Bernadete Bach e Sebastião dos Santos e Silva, CMEIs Romeu de Almeida Ribas e Martinho Lutero e Colégio Estadual Elzira Correia de Sá.

O curso de formação de docentes também será atendido com atividades a partir das 8h30. O Colégio Estadual Polivalente receberá a Oficina de Jogos Pedagógicos, que será ministrada pela bióloga da Sanepar Luciana Garcia e no Instituto de Educação terá a Oficina ‘Narrativas Ambientais’, que será ministrada pela geógrafa da Secretaria de Meio Ambiente Andréia Aparecida de Oliveira.

Nesse dia quem receberá a contação de história “Contos Indígenas e biodiversidade”, com Alfredo Mourão, serão os alunos do 6º ano do Colégio Estadual Dorah Daitschman.

No Centro de Educação Ambiental, das 13h30 às 16h00, acontece a mostra de vídeo, com a apresentação de longa metragem, tendo depois uma discussão sobre a produção com cunho ambiental. Será aberto a população geral.

A atividade de encerramento será às 19 horas, na Faculdade Sagrada Família, com uma Roda de Diálogo de práticas de educação ambiental na educação formal.

“Precisamos reforçar a importância de movimentar a sociedade com mais ênfase na questão da preservação ambiental, que está presente em nosso dia a dia. Precisamos sensibilizar as pessoas, para que tenham boas práticas em relação ao meio ambiente para garantir a nossa própria sobrevivência”, finaliza a coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Andreia de Oliveira.