Prefeitura de Ponta Grossa inicia construção da Casa da Mulher Brasileira
COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Ponta Grossa já iniciou as obras da Casa da Mulher Brasileira em Oficinas. Localizado na avenida dos Vereadores, o espaço é dedicado ao acolhimento, prestação de serviços e acompanhamento de mulheres em situação de vulnerabilidade. O investimento de R$ 989 mil conta com recursos do Governo Federal.
“A criação da Casa da Mulher Brasileira é um grande marco para a rede de proteção da mulher em Ponta Grossa. Com esse espaço, teremos uma estrutura específica para acolher vítimas de violência e prestar o atendimento e oferecer o devido suporte para o enfrentamento deste tipo de situação”, aponta a prefeita Elizabeth Schmidt.
Segundo a presidente da Fundação de Assistência Social e secretária da Família e Desenvolvimento Social do Município, Tatyana Belo, o novo prédio está sendo construído em uma localização privilegiada, próximo ao Fórum, ao Ministério Público, à Defensoria e ao Núcleo de Prática Jurídica da UEPG, órgãos que integram a rede de proteção às vítimas de violência doméstica na cidade e complementam o atendimento que é feito na Casa da Mulher.
“A Casa da Mulher vai abrigar todos os serviços que já oferecemos no prédio alugado, ou seja, atendimento jurídico, social e psicológico individualizado a mulheres vítimas de violência doméstica”, declara.
De acordo com o secretário de Infraestrutura e Planejamento, Luiz Henrique Honesko, o projeto em execução prevê uma estrutura com mais de 220 m², incluindo salas de atendimento, sala multiuso, fraldário, brinquedoteca, entre outros.
“Será uma estrutura bem completa para o atendimento das mulheres, com espaços dedicados ao atendimento e suporte para diversas situações”, comenta.
Segurança
Além dos trabalhos que serão disponibilizados no novo prédio, a Prefeitura também prevê a disponibilização de uma estrutura dedicada aos serviços da Patrulha Maria da Penha anexa ao local.
“No momento, estamos trabalhando no projeto para a criação deste espaço específico para as equipes da Patrulha Maria da Penha, que irão fortalecer ainda mais as ações de acolhimento e proteção das mulheres vítimas de violência desenvolvidas pelo Município no local”, conta a secretária de Cidadania e Segurança Pública, Tânia Sviercoski.