Grande Curitiba

Em junho, Quatro Barras terá novos mutirões da limpeza e coleta nos bairros

O objetivo é ouvir especialistas no assunto e demandas da população propondo políticas públicas para esse setor.
24 de maio de 2022 às 11:55
(Foto: Divulgação/PMQB)

COM ASSESSORIAS – Um novo calendário do programa “Quatro Barras + Limpa” está programado para o próximo mês, com mutirões de coleta e limpeza nos bairros. A ação da Prefeitura Municipal vai acontecer através da parceria entre a Secretaria de Infraestrutura, Logística e Frotas, e a Subprefeitura do Jardim Menino Deus, que unem forças para mais uma etapa do programa, visando uma cidade mais limpa e bonita.

Durante os mutirões, serão coletadas caliças (restos de materiais da construção civil, resultantes de obras ou reformas) e galhos de árvores, conforme cronograma já definido para cada localidade. A ação começa no início de junho, nos dias 02 e 03, nas regiões do Centro, Jardim Patrícia, São Pedro e Itapira.

Nos dias 22 e 23 de junho, as equipes percorrem os bairros do Jardim Menino Deus, Jardim Graciosa e Colônia Maria José. E nos dias 29 e 30 de junho o mutirão chega às regiões do Florestal, Jardim Pinheiros, Orestes Thá e Gralha Azul.

Combate à dengue

Além de colaborar para uma cidade mais limpa e ordenada, os mutirões de limpeza cumprem outro papel importante: com a remoção de entulhos e caliças elimina-se também possíveis focos do mosquito da dengue, uma doença que segue avançando de forma preocupante no Estado. Muitos destes materiais são depositados em beiras de muros ou calçadas e estão sujeitos ao acúmulo de água nos períodos chuvosos – um ambiente propício para o surgimento de larvas do mosquito da dengue.

O prefeito Loreno Tolardo disse que esta também é uma das metas do mutirão – assegurar saúde, mobilidade e uma cidade mais limpa e bonita para a população. “Este é um tema que requer atenção. Estamos sempre buscando soluções relacionadas ao descarte de resíduos, sejam eles orgânicos, recicláveis ou urbanos (entulhos). Além do processo de limpeza e recolhimento, nossa meta é conscientizar as pessoas para um descarte responsável, visando a conservação do meio ambiente e o bem de toda a população, evitando inclusive a proliferação de doenças, a exemplo da dengue”, disse Tolardo.

Recomendações

A Prefeitura recomenda aos moradores que depositem os materiais na data mais próxima possível do dia de coleta. Outros tipos de resíduos, como móveis ou produtos eletrônicos, não serão coletados nos mutirões, já que a destinação destes materiais é diferente, uma vez que causam poluição ao meio ambiente e, portanto, não podem ser descartados de forma conjunta com caliças e materiais resultantes de podas.

Fique atento ao calendário da coleta:

Dias 02 e 03/06: Centro, Jardim Patrícia, São Pedro e Itapira
Dias 22 e 23/06: Jardim Menino Deus, Jardim Graciosa e Colônia Maria José
Dias 29 e 30/06: Florestal, Jardim Pinheiros (Humaitá), Orestes Thá e Gralha Azul

Uma cidade mais limpa depende de todos nós. Colabore, faça sua parte!