Cohab Curitiba completa 56 anos com mais de 165 mil famílias atendidas

COM ASSESSORIAS – No último sábado (8/5), a Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) completou 56 anos de fundação. Criada em 1965, o órgão responsável pela política habitacional do município beneficiou em sua história mais de 165 mil famílias com a produção de lotes, casas, sobrados e apartamentos, além da titulação de áreas antes irregulares.
“A atuação histórica Cohab contribuiu para Curitiba crescer de forma planejada ao longo das décadas. Com criatividade e inovação em nossa gestão lançamos o programa Cohab Solar, que beneficia os moradores com economia nas contas de energia e colabora com o meio ambiente por utilizar energia não poluente”, destaca o prefeito Rafael Greca.
A Companhia teve papel importante na expansão de grandes bairros da capital, como CIC, Sítio Cercado e Tatuquara. Somados, estes três bairros ultrapassam os 350 mil moradores e foi neles que a Cohab construiu mais de 74 mil moradias em seus 56 anos de atuação – 36 mil na CIC, 25 mil no Sítio Cercado e 13 mil no Tatuquara.
O primeiro conjunto habitacional construído pelo poder público em Curitiba foi o Vila Nossa Senhora da Luz, na CIC. Com 2,1 mil casas, o empreendimento foi entregue para a população em 1967. Na década de 70 e 80 a Cohab construiu diversos conjuntos para atender os operários das novas indústrias instaladas na Cidade Industrial, como o Marechal Rondon, Oswaldo Cruz, Barigui, Camponesa, Parati.
Na primeira gestão do prefeito Rafael Greca, em 1993, foi implantado um projeto ambicioso, que contribuiu para o crescimento ordenado do Sítio Cercado. O projeto Bairro Novo proporcionou quase dez mil lotes para famílias curitibanas, em uma área que antes era um grande vazio demográfico.
O Tatuquara também teve crescimento impulsionado pela Cohab na primeira gestão de Greca. Do total de 13 mil moradias entregues pela Cohab no bairro, 40% foram construídas entre 1993 e 1996, como o Moradias da Ordem, Santa Rita, Santa Cecília e Moradias Paraná.
Além da produção de moradias, outra atribuição importante da Cohab é a regularização fundiária. Urbanizar áreas precárias, aprovar os loteamentos junto ao município e titular os moradores fazem parte deste trabalho. Mais de 26 mil famílias foram beneficiadas com a regularização fundiária desde a fundação da Cohab.
“Nos primeiros quatro anos de nossa gestão conseguimos títulos de propriedade para 5.873 famílias, algumas de áreas que já haviam sido aprovadas anteriormente mas faltava a última etapa, que torna de fato os moradores proprietários oficiais: a elaboração e entrega das escrituras”, destaca o presidente da Cohab, José Lupion Neto.
Desafios
O setor habitacional enfrenta uma escassez de investimentos do governo federal nos últimos anos, fato que afetou a produção em todas as grandes cidades brasileiras. Curitiba buscou soluções alternativas para atender a demanda por moradia popular.
A Prefeitura conseguiu financiamento internacional com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) para executar o projeto Bairro Novo da Caximba e desenvolveu parcerias com a iniciativa privada para contemplar com imóveis os inscritos na fila da Cohab.
Desta maneira foram entregues nos últimos quatro anos quase duas mil moradias, tanto para inscritos no cadastro de pretendes da Cohab como também para moradores transferidos de situações de risco social, nas margens dos rios e de linhas férreas.