Grande Curitiba

Educação contra o Trabalho Infantil

Todos os anos, a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura incentiva e coordena as escolas na participação do Programa MPT na Escola - Combate ao Trabalho Infantil
14 de junho de 2021 às 11:34
(Foto: Reprodução/internet)

COM ASSESSORIAS – São realizadas diversas atividades para que os estudantes dos 4º anos conheçam a realidade acerca do tema, possam se proteger e ajudar a combater a exploração do trabalho infantil.

A Organização das Nações Unidas – ONU declarou 2021 como o Ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil, marcando ações de sensibilização sobre a erradicação urgente do mesmo.

Nesse contexto, na semana do dia 12/06 – Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, na Escola Municipal Madalena Portella, a professora Rudiléia Maria Guimarães de Jesus realizou uma aula online com sua turma do 4º ano onde trabalhou o tema Trabalho Infantil e todas as suas variantes: sociais, econômicas, psicológicas e de saúde.

Considerado importante tema pelos próprios estudantes, pela professora e por toda a comunidade escolar, o assunto despertou grande interesse e participação coletiva.

Durante a aula, os estudantes assistiram um vídeo e realizaram um efetivo debate, com reflexões relevantes que trouxeram aprendizado e conhecimento de causa para toda a turma.

A Secretaria de Educação do município parabeniza a ação da escola e das demais instituições de ensino pela sensibilidade em criar estratégias de ensino que trazem o estudante às realidades distintas existentes no cotidiano.

Confira o poema de autoria das alunas Letícia Bilinovski e Yasmin Caroline de Freitas de Oliveira, da Escola Municipal Dr. Caetano Munhoz da Rocha.

As estudantes foram vencedoras da fase municipal do Prêmio MPT na Escola em 2019:

Já passou da hora

Com licença a toda gente

Já não posso me calar

É preciso que se pense

No que agora vou falar.

 

Na escola a professora

Nos ensina uma lição

Que o trabalho infantil

Não é legal, não!

 

Criança tem que brincar

Ir para a escola para estudar

Chega desse negócio

De criança trabalhar.

 

Quem trabalha é gente grande

Criança só pode auxiliar

Com supervisão de adulto

Para não se machucar.

 

Agora, para dar um basta

Nesta triste situação!!!

Vamos todos entrar em ação,

Criança precisa de

Amor, carinho e atenção.