Grande Curitiba

Educação de Curitiba ofertou mais de 770 ações de formação em 2022

30 de janeiro de 2023 às 11:40
(Foto: Luiz Costa/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Profissionais da rede municipal de ensino participaram de 774 ações formativas ofertadas pela Secretaria Municipal da Educação ao longo de 2022, como cursos, fóruns, workshops e palestras, tanto no formato presencial quanto online.

As iniciativas de formação e desenvolvimento profissional – com vagas também abertas à comunidade – são elaboradas pelos diversos departamentos da Educação com o intuito de valorizar o protagonismo profissional.

As formações da Educação são realizadas dentro do programa Veredas Formativas, o principal programa de desenvolvimento profissional da rede municipal de ensino. Desde 2018, quando foi lançado, o Veredas impulsiona as ações voltadas ao desenvolvimento profissional e pessoal na rede municipal de ensino.

O programa foi formulado a partir de uma ampla pesquisa, realizada em 2017 com os servidores, para levantar o interesse e as necessidades em relação aos processos de formação profissional.

Todos os anos essa pesquisa é disponibilizada para os servidores opinarem. Desde 2022, a pesquisa fica aberta, basta clicar aqui.

Os temas são variados, como inclusão, educação infantil, prevenção de acidentes e primeiros socorros, aprendizagem criativa, direitos humanos, sustentabilidade, currículo, práticas pedagógicas, rotas do programa Linhas do Conhecimento, entre outros.

“Isso permite ao profissional escolher quais formações são interessantes para sua carreira”, explica a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

A diretora do Departamento de Desenvolvimento Profissional (DDP), Estela Endlich, ressalta a variedade de opções formativas. “Procuramos sempre novas oportunidades e buscamos saber de nossos professores o que eles gostariam de ter de formação na área profissional pessoal”, pontua Estela.

Pesquisa-Ação na Escola

Um dos destaques do ano passado foi o Projeto Pesquisa-Ação na Escola, o PAE. Lançada em junho de 2022, a nova ferramenta para o desenvolvimento profissional e acadêmico envolve pesquisas, estudos e investigações sob a orientação de Instituições de Ensino Superior (IES).

“Esta aliança tem muito valor para a rede municipal de ensino”, destaca a secretária.

Participam os profissionais do magistério municipal em efetivo exercício nas unidades educacionais, professores e pedagogos, da educação infantil, do ensino fundamental, da educação especial e da EJA.

Em 2022, foram classificados 500 projetos pelo PAE, com a participação de 1.168 profissionais do magistério e professores da Educação Infantil.

Outro destaque do ano passado foi o recorde de vagas na Expo Educação, com palestrantes nacionais e internacionais.

A Expo Educação 2022, realizada online, teve mais de 90 mil participações. É o maior evento de formação da rede municipal de ensino. Estreou em 2018 no Parque de Exposições do Parque Barigui de maneira inédita, no formato de feira, aberta inclusive à comunidade e não apenas aos profissionais da área, que são o público-alvo do evento.