Grande Curitiba

SMAPA inicia trabalho de sincronização e inseminação em matrizes bovinas

O trabalho teve início a partir da adesão dos produtores interessados, que participaram de capacitação durante o lançamento do programa "Mais Pecuária Brasil", realizado em agosto deste ano
2 de dezembro de 2022 às 15:39
(Foto: Divulgação/PMRBS)

COM ASSESSORIAS – A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) realizou no período de 07 a 18 de novembro, a sincronização e inseminação de 87 matrizes bovinas, em 05 propriedades rurais.

O trabalho teve início a partir da adesão dos produtores interessados, que participaram de capacitação durante o lançamento do programa “Mais Pecuária Brasil”, realizado em agosto deste ano e voltado a disponibilizar gratuitamente, aos pecuaristas locais a biotecnologia de reprodução de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF).

A iniciativa faz parte de Acordo de Cooperação Técnica, entre a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil (CONFER) e o município, para que os produtores rio-branquenses possam melhorar os índices de produtividade e a lucratividade do rebanho leiteiro e de corte, ampliando assim as perspectivas de futuro.

A veterinária Inara Almeida explica que o programa conta com adoção de protocolos que incluem seleção dos animais, utilização de hormônio para sincronização de cio, sêmen de alta qualidade genética e ultrassonografia para confirmação de prenhes e acompanhamento de técnicos do município aos produtores durante todo o período do programa.

Para o produtor Eliezer do Açungui, o “Mais Pecuária Brasil” apresenta diversas vantagens para o criador. “Com a inseminação as vacas conseguem amamentar ao mesmo tempo em que estão no período de prenhes, torna possível programar o nascimento na mesma época, o que facilita o manejo e a comercialização, permite que a gente consiga escolher o melhor período de pasto para as vacas criarem. Com este método também podemos diminuir a quantidade de touros na propriedade, e ainda, melhorar a genética do rebanho, trazendo filhos de touros comprovados geneticamente”.

Já o Paulo Cesar, da localidade do Jacaré também falou da importância do programa e dos desafios com essa nova prática no campo. “É um programa importante, que nunca tivemos oportunidade de fazer parte e hoje vocês trouxeram pra gente. Tivemos um pouco de dificuldade pra manter as vacas longe de touro mais com um pouco de manejo conseguimos. É uma experiência nova pra nós e somos muito gratos por essa oportunidade”.

O Secretário de Agricultura, Glailson Orlando Santos destaca que “o grande benefício do programa é o melhoramento genético do rebanho, que agrega valores à produção de leite e corte e a custo zero para o produtor, gerando uma economia de aproximadamente R$6 mil se fosse realizado sem o apoio”.

Para participar do programa “Mais Pecuária Brasil” é necessário que o produtor interessado atenda a pré-requisitos mínimos, entre eles: alimentação adequada para o rebanho, estrutura de curral com tronco e bom escore corporal dos animais; estar legalizado junto a Agencia de Defesa Agropecuária do Paraná ( ADAPAR) e participar de treinamento técnico promovido pela SMAPA.

Para mais informações entre em contato com a SMAPA pelo telefone 98877-3149.