Crianças e adolescentes recebem uniformes para prática de capoeira
COM ASSESSORIAS – Em evento realizado no Ginásio de Esportes José Percy Maynardes, na Vila Velha, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação (SMASH) e de Esporte, Lazer e Cultura (SMELC), entregou uniformes de capoeira a um grupo de crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS.
Sob a orientação do professor Wilson Monteiro Filho, o projeto contempla 26 participantes, com idades entre 5 e 17 anos, que receberam os kits composto por calça, camiseta e a corda.
A secretária de Assistência Social e Habitação, Stefania Poeta Pontes, deu início aos pronunciamentos enfatizando o compromisso em proporcionar ações de cidadania em prol da infância e juventude rio-branquense. “Estamos trabalhando para trazer este serviço tão importante para o fortalecimento de vínculos, que contribui para o desenvolvimento corporal e social das nossas crianças e adolescentes. Tudo o que fazemos é voltado para oportunizá-los, assim como toda a população que busca os serviços de assistência”.
A prefeita Karime Fayad manifestou seu contentamento ao proporcionar serviços como esse, de valorização da vida e desenvolvimento social. “Este é um dos projetos da prefeitura, que está melhorando a vida de vocês. Estamos entregando esses uniformes pois temos compromisso em oferecer à criança oportunidades que favoreçam o seu crescimento, para que tenham perspectivas cada vez melhores. A gente cuida das crianças que a gente tanto ama, e tudo é feito de melhor a elas”.
O secretário de Esporte, Lazer e Cultura, destacou o projeto de capoeira como instrumento de formação e o apoio da gestão em valorizar ações como essa. “Através do esporte estamos transformando vidas. Agradeço à prefeita e aos demais envolvidos, por todo apoio que nos tem dado para que nossos projetos saiam do papel e estejam a serviço da população”.
Após a entrega dos uniformes, o professor Cabelinho e sua equipe de trabalho, promoveu uma roda de capoeira para celebrar o momento.
As Oficinas de Capoeira
As oficinas de capoeira são oferecidas na estrutura do CRAS. As aulas são realizadas todas as quintas-feiras, das 14h às 16h, no Ginásio de Esportes. Essas oficinas têm como objetivo garantir às crianças e adolescentes o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, prevenindo o risco social e pessoal, as violações de direitos e ainda, promover a autoestima, o desenvolvimento psicossocial, a coordenação motora, enfim, a melhoria de qualidade de vida das crianças e dos adolescentes.
Este serviço é destinado a atender as famílias cadastradas no CADUNICO e que são atendidas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF.