Grande Curitiba

Dono de chácara onde mãe e filhos morreram eletrocutados em piscina diz que homem entrou na água para salvar vítimas: ‘Correu o risco’

Fiação elétrica rompeu e caiu na água após ser atingida por galho, segundo testemunhas. Copel diz que rede elétrica foi construída na década de 1980 e que passa por manutenção frequente
5 de fevereiro de 2024 às 10:06
(Foto: Reprodução/RPC)

Elmo Agostinho, proprietário da chácara em que uma mãe e dois filhos morreram eletrocutados depois de uma fiação elétrica ser atingida por um galho, romper e cair em uma piscina, contou que um rapaz que estava no local entrou na água após o acidente para ajudar as vítimas.

Elmo estava na chácara durante o acidente e também tentou socorrer as vítimas. O local é privado e tinha sido alugado por um grupo de cerca de 40 pessoas, segundo testemunhas.

“O rapaz que ajudou a gente a tirar [as vítimas] entrou lá dentro e viu que não estava energizado. Correu o risco […] Aí ele acabou tirando um da água e a gente conseguiu tirar os outros dois”, disse.

O caso aconteceu em Rio Branco do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), no domingo (4). Além da família que morreu, outras nove pessoas foram atingidas.

Segundo o proprietário da chácara, logo após o fio cair na piscina, começou a chover. Em seguida, ele e outras pessoas se esforçaram para retirar as pessoas da piscina, mesmo sem saber se o local continuava energizado.

Em nota, a Companhia Paranaense de Energia (Copel) informou que a queda do fio aconteceu como consequência de chuva com vento de mais de 60 km/h.

Afirmou, também, que a rede de energia foi construída na década de 1980 e que passa por “manutenção frequente e continuada, como é o padrão da Copel”.

Segundo testemunhas, não chovia na hora do acidente, mas ventava forte no local, momento em que um galho de pinheiro caiu sobre a fiação elétrica, causando o rompimento.

A Prefeitura de Rio Branco do Sul informou que nesta segunda (5) fará um levantamento para saber se o local possuía alvará de funcionamento.

A Polícia Civil (PC-PR) investiga o caso.

Socorro às vítimas

As três vítimas que morreram são Roseli da Silva Santos, de 40 anos, a jovem Emily Raiane de Lara, de 23 anos, que estava grávida, e o adolescente Agner Cauã Coutinho dos Santos, de 17 anos.

Conforme os bombeiros, após o acionamento da corporação, diversos recursos foram disponibilizados para o atendimento, porém, houve dificuldade de encontrar a localização exata devido à falta de sinal de operadora de celular.

Um helicóptero do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) foi deslocado ao local, mas não conseguiu aproximação “devido às condições atmosféricas não favoráveis para a aviação”, informaram os bombeiros.

As demais vítimas foram encaminhadas por outras pessoas presentes no local e pelo Samu até uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Rio Branco do Sul. As graves foram transferidas para Hospital Evangélico, em Curitiba.

Feridos

As pessoas feridas, conforme boletim divulgado pelo bombeiros no domingo (4), são:

Ferido grave:

Homem de 27 anos

Feridos moderados

Homem de 25 anos
Adolescente (feminino) de 17 anos

Feridos leves:

Menino de 7 anos
Adolescente (masculino) 14 anos
Adolescente (feminino) 12 anos
Adolescente (masculino) 12 anos
Homem de 32 anos
Mulher de 34 anos

Fonte: G1