Grande Curitiba

4ª Audiência Pública de Revisão do Plano Diretor reúne comunidade em debate sobre o futuro de Rio Branco do Sul

Evento destaca importância do planejamento urbano responsável e aponta diretrizes para o crescimento sustentável da cidade.
6 de novembro de 2024 às 17:05
(Foto: Divulgação/PMRBS)

COM ASSESSORIAS – Na última sexta-feira (01/11), no Polo Universitário Professora Rosina Costa de Moraes, foi realizada a 4ª Audiência Pública de Revisão do Plano Diretor de Rio Branco do Sul, sob organização da equipe da Secretaria de Desenvolvimento Urbano. O evento, que contou com ampla participação popular e transmissão ao vivo, teve como principal objetivo apresentar e discutir a revisão do Plano Diretor, documento fundamental para planejar o desenvolvimento urbano e rural do município.

O Secretário de Desenvolvimento Urbano, Lucas Roni de Lacerda, abriu a audiência enfatizando o esforço e dedicação da equipe técnica na construção desse projeto que visa atender a todos os setores da comunidade. “É um momento de comemorar a democracia e a participação. Esse Plano é fruto de um trabalho comprometido, que envolveu estudos detalhados em toda a área do município e priorizou a responsabilidade social,” destacou.

A prefeita Karime Fayad também reforçou a relevância do Plano Diretor, explicando que ele é essencial para o município cumprir exigências legais e assegurar a captação de recursos estaduais e federais. Ela pontuou que o Plano, revisto a cada dez anos, é uma ferramenta estratégica para o ordenamento urbano, principalmente em aspectos de construção e segurança. “Nossa cidade precisa de um desenvolvimento sustentável e responsável. É com esse propósito que no próximo ano com o apoio do Conselho de Arquitetura vamos fazer mutirões de regularização de edificações, para oferecer apoio a moradores que necessitam de orientações técnicas sobre construção”, afirmou a prefeita.

Após as falas iniciais, foi feita a apresentação detalhada dos Produtos 04 e 05 da revisão do Plano, referentes ao Plano de Ação e Investimentos e ao Sistema de Gestão, pelas coordenadoras executivas Elisa Detzel Bernert e Fernanda Cantarim. A audiência seguiu com espaço para perguntas, possibilitando a participação ativa de representantes da comunidade e de diversos seguimentos, como comércio, mineração, construção e agricultura, que foram respondidas pela equipe técnica.

O Plano Diretor é um instrumento essencial para garantir o desenvolvimento ordenado e sustentável das cidades, com benefícios sociais e ambientais para a população. A revisão do documento, em conformidade com o Estatuto das Cidades, representa um compromisso de Rio Branco do Sul com o bem-estar coletivo e o crescimento responsável.