Grande Curitiba

Vacinação em escolas rio-branquenses fortalece proteção de crianças e adolescentes

Iniciativa segue até 31 de maio e integra ações do Programa Saúde na Escola com aplicação de diversas vacinas conforme a faixa etária dos estudantes.
6 de maio de 2025 às 18:59
(Foto: Divulgação/PMRBS)

COM ASSESSORIAS – Já começou a vacinação nas escolas públicas e privadas de Rio Branco do Sul. A ação faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE), que une esforços das áreas da Saúde e da Educação para ampliar a cobertura vacinal e garantir mais proteção a crianças e adolescentes.

Conduzida pela equipe do Departamento de Epidemiologia, a iniciativa segue até o dia 31 de maio e tem como objetivo atualizar as carteirinhas de vacinação dos estudantes, reforçando a imunização contra diversas doenças.

Para que o estudante seja vacinado, a escola encaminha aos responsáveis um termo de autorização. Após o preenchimento e com a apresentação da carteirinha de vacinação, a imunização é realizada na unidade de ensino.

As vacinas estão sendo ofertadas conforme a faixa etária dos alunos. Para o Ensino Infantil, que contempla crianças a partir de 9 meses até menores de 6 anos, estão disponíveis os imunizantes contra COVID-19, influenza, febre amarela, tríplice viral e DTP. Já para estudantes do Ensino Fundamental e Médio, de 6 a menores de 15 anos, serão ofertadas vacinas contra febre amarela, tríplice viral, meningo ACWY, HPV e dupla adulto. Para os adolescentes de 15 a 19 anos, do Ensino Médio, o foco é o resgate de não vacinados com doses de HPV, febre amarela e tríplice viral.

Além da atuação dentro das instituições de ensino, equipes da vacinação itinerante também estão realizando atendimentos nos pontos de saúde do município, das 8h às 16h, como forma de ampliar ainda mais o alcance da campanha.

A ação fortalece a saúde preventiva e o cuidado contínuo com a população jovem, ressaltando o papel da vacinação como estratégia essencial para a promoção da saúde pública.