Grande Curitiba

Monumento Homem-Catavento é inaugurado e reforça orgulho e identidade cultural rio-branquense

Obra do artesão Francisco Rosa dos Santos valoriza a história local e marca nova fase para a cultura no município.
5 de agosto de 2025 às 13:54
(Foto: Reprodução/internet)

COM ASSESSORIAS – A manhã de domingo (04/08) foi de celebração em Rio Branco do Sul. Em evento realizado na Avenida Derson Costa, a Prefeitura inaugurou o Monumento Homem-Catavento, um marco artístico que valoriza a cultura local e presta homenagem à história do talento artesão rio-branquense.

A obra, de 2,5 metros de altura, foi criada em madeira com articulações de metal pelo artesão rio-branquense Francisco Rosa dos Santos, filho do mestre-artesão Laurentino Rosa dos Santos. Francisco, que começou a esculpir ainda criança, assim como o pai, viu sua arte cruzar fronteiras e representar o Brasil em diversos países em feiras e galerias de arte. O monumento agora eterniza o talento e a arte regional na área central da cidade.

“Hoje a gente retoma parte da história de Rio Branco do Sul, trazendo o trabalho belíssimo de artesãos que levaram o nome do Paraná para fora do país e são referência no folclore nacional. Estava na hora de uma gestão valorizar essa história. Quem não valoriza o passado não pode falar do presente, muito menos pensar no futuro”, afirmou a prefeita Karime Fayad durante a cerimônia.

A entrega foi marcada por clima festivo, com apresentações culturais, atrações esportivas, música ao vivo, barracas de gastronomia e artesanato. Participaram do evento o vice-prefeito Airton Nodary, vereadores Du Bittencourt Vaz, Ana Flávia de Castro e Edilson Bueno, além do diácono Jamur Costa Rosa, da Igreja Matriz Nossa Senhora do Amparo, da artesã Deonilda Machado, que representa as entidades estaduais de artesanato, e os familiares do homenageado.

Após a inauguração, a prefeita Karime, o vice Airton Nodary, o secretário de Cultura Robson Maestrelli e demais autoridades assinaram a requisição do processo licitatório para implantação do CEU da Cultura, na Vila Buava — um centro cultural que visa promover a diversidade cultural e o convívio social no município.

“O CEU da Cultura será um novo espaço de encontro para a comunidade, onde arte, cultura e inclusão caminham juntas. É mais um passo para consolidar a cultura como política pública estruturante em nossa cidade”, destacou o secretário Robson Maestrelli.

Com o monumento e o novo equipamento público a caminho, Rio Branco do Sul reafirma seu orgulho pela própria história e investe no futuro por meio da valorização da arte e da memória local.