Grande Curitiba

Cervejaria artesanal de São José dos Pinhais ganha medalha de prata em Concurso Brasileiro de Cervejas

30 de março de 2021 às 16:52
(Foto: Divulgação/PMSJP)

COM ASSESSORIAS – A cervejaria artesanal de São José dos Pinhais, ØL Beer, mostra que com energia e dedicação é possível se diferenciar no mercado e expandir horizontes. Em visita ao gabinete da prefeita Nina Singer, na manhã desta terça-feira (30), os representantes da cervejaria, Sérgio Vosgerau e Eduardo Vosgerau, detalharam como foi o processo que premiou a cerveja Thor Belgian IPA, com medalha de prata, no 9º Concurso Brasileiro de Cervejas, sendo recebidos também pelo secretário de Governo, Thiago Bührer, e diretor geral do CAIC, Leonardo Costa.

A premiação coloca a cerveja da marca entre as melhores cervejas da categoria Ale, subcategoria American-Belgo-Style Ale. Com isso, a Thor da ØL acumula seu segundo prêmio, somando com a medalha de bronze conquistada na categoria Belgian IPA na Copa Cervezas de América 2019.

Realizado pela Associação Blumenauense de Turismo, Eventos e Cultura (ABLUTEC), o concurso é um dos maiores do mundo e este ano analisou mais de 150 estilos de cerveja entre os tipos: Ale, Lager e Hybrid/Mixed Lagers ou Ales.

Isadora Neier, sócia-proprietária e mestre-cervejeira da ØLBeer conta que em 2020, o evento analisou mais de 3,2 mil rótulos, de 634 cervejarias, em 146 estilos. “Ter recebido a medalha de prata com a Thor, uma de nossas criações de maior sucesso, nos enche de motivação para evoluir nossos processos e receitas e continuar a promover a cultura cervejeira no Paraná e em todo o país”, disse.

Isadora reforça que a marca também concorreu com a Hop Lager 0% (lançada em garrafas de 355 ml no ano passado) entre as melhores cervejas sem álcool do Brasil.

A 9ª edição do Concurso Brasileiro de Cervejas começou no dia 17 de novembro de 2020 e encerrou o julgamento das amostras recebidas no dia 8 de março. A premiação aconteceu no último dia 9, de forma virtual, respeitando as normas de segurança recomendadas pelo Ministério de Saúde para a contenção ao Coronavírus.

Para Eduardo Vosgerau, sócio-proprietário e mestre-cervejeiro da ØL Beer, além da premiação, o evento promove um diferencial estratégico para as cervejarias participantes. Segundo o mestre-cervejeiro, as avaliações e comentários dos juízes ajudam a melhorar processos produtivos, o que promove uma evolução das cervejas brasileiras.

“A edição deste ano foi muito humana, pois entendeu o quanto o ano de 2020 foi complicado para o mercado brasileiro. As inscrições foram realizadas em dois lotes e para ajudar as cervejarias, o primeiro lote teve um valor promocional. A edição anterior contou com mais de 600 cervejarias e esta 9ª edição teve ainda mais participantes. Isso só indica que o mercado cervejeiro permanece aquecido. Prova dessa perseverança foi a classificação da nossa Thor Belgian IPA como uma das melhores cervejas do país. Estamos muito animados” revela Eduardo.

O Concurso Brasileiro de Cervejas é uma realização da Associação Blumenauense de Turismo, Cultura e Eventos (Ablutec) com a coordenação técnica da Escola Superior de Cerveja e Malte.