Grande Curitiba

ROMU: alunos da primeira turma de nivelamento da Guarda Municipal recebem Braçal

10 de maio de 2021 às 16:59
(Foto: Divulgação/PMSJP)

COM ASSESSORIAS – Após a formatura do 1º Estágio de Nivelamento da ROMU (Grupo de Rondas Municipais da Guarda Municipal de São José dos Pinhais), realizada em abril, na última sexta-feira (7), os alunos que cumpriram todas as etapas do processo – período de treinamento de extrema complexidade técnica e física – receberam o Braçal ROMU.

A entrega, que aconteceu na Secretaria Municipal de Segurança (Semuseg), teve a presença da Prefeita Nina Singer, dos secretários municipais de Segurança – Ricardo Kusch – Assistência Social – Juliana Saraiva – Governo – Thiago Bührer – e do Chefe de Gabinete e Secretário de Comunicação – Andrei Gondro, e do vereador – Allax Siqueira.

Para ingressar no grupo ROMU, além do Estágio de Nivelamento Técnico, também é necessário outros 90 (noventa) dias de estágio na viatura. Nesta primeira turma de 2021, o Braçal foi entregue ao GM Aparecido, GM Henrique, GM Mendes e GM Wellington.

O principal objetivo do nivelamento é identificar e selecionar, entre os candidatos, aqueles que apresentam qualidades absolutas – do operador ROMU – como conhecimento técnico e tático de ações e equipamentos, controle emocional, disciplina consciente, honestidade, lealdade, liderança, versatilidade, aptidões físicas e irmandade.

Além de situações de extrema complexidade técnica e física, o treinamento dos alunos ainda incluiu uso diferenciado da força e tecnologias menos letais, operação de choque, armamento e tiro, combate em ambientes confinados, pista de água e corda, aspectos jurídicos da abordagem policial, entre outros.

Ainda na sexta-feira (7), também houve a troca de comando da ROMU realizada na Semuseg. O Guarda Municipal (GM) Deives, passou o comando para o GM Fernando. Durante a ocasião foi apresentado o GM Strombech (sub-comandante) e o GM Cleverson – Coordenador de Ensino da ROMU.