Grande Curitiba

Corpo de Bombeiros de São José dos Pinhais recebe novo caminhão de combate a incêndio e resgate

27 de julho de 2021 às 17:02
(Foto: Divulgação/PMSJP)

COM ASSESSORIAS – Em cerimônia solene realizada na manhã desta terça-feira (27), o Corpo de Bombeiros de São José dos Pinhais recebeu uma nova viatura de combate a incêndio e resgate. O caminhão denominado ABTR 16000 (auto bomba tanque resgate), é o primeiro caminhão de modelo americano do estado do Paraná e foi projetado e desenvolvido exclusivamente para a atividade de bombeiro militar.

A aquisição também coloca São José dos Pinhais na vanguarda, pois é o primeiro caminhão do modelo adquirido com fundos próprios do município de todo o Brasil. A compra foi realizada através do FUPASI – Fundo Municipal de Prevenção e Atendimento à Sinistros do Corpo de Bombeiros de São José dos Pinhais, por meio de um processo licitatório na modalidade de concorrência internacional.

Entre os principais diferenciais em relação aos caminhões utilizados atualmente estão: maior segurança, customização e sistema de combate a incêndio. O novo modelo conta com uma série de itens que oferecem mais tranquilidade e segurança no desempenho das atividades, como por exemplo, sistema de airbags para todos os ocupantes, ABS, bancos com suporte para equipamento de proteção respiratória, sistema CAFS de combate a incêndio, com espuma por ar comprimido, cabine com estrutura mais resistente, etc.

Inaugurado em 1974, o Corpo de Bombeiros de São José dos Pinhais é resultado do esforço de muitas praças, oficiais e civis. Sua missão vai muito além do combate a incêndios, executando com excelência outras atividades como: socorrismo, salvamento aquático, salvamento em altura, salvamento veicular e combate a incêndio florestal.

Entre as autoridades presentes durante o evento estão o governador do Estado do Paraná em exercício, Darci Piana, a prefeita, Nina Singer, o secretário de Estado de Segurança Pública, Coronel Romulo Marinho, que ressaltaram a importância do trabalho sinérgico entre o Governo do Estado e o município para oferecer equipamentos de qualidade para as corporações. Deste modo, as aquisições, além de garantir maior cuidado no atendimento ao cidadão, também oferecem mais segurança e melhores condições de trabalho a esses profissionais;

Também presentes na solenidade, o secretário municipal de Governo, Thiago Bührer e o presidente da Câmara Municipal, Abílio Alves, receberam reconhecimento pelo apoio prestado ao Corpo de Bombeiros de São José dos Pinhais.