Grande Curitiba

Afonso Pena: participação popular foi grande na pré-conferência da Saúde que aconteceu na região na última terça-feira (21)

23 de setembro de 2021 às 11:46
(Foto: Divulgação/PMSJP)

COM ASSESSORIAS – Seguindo as orientações básicas estabelecidas, e já conhecidas, contra a transmissão e contágio pelo novo Coronavírus – uso de máscara, distanciamento, além da utilização de álcool em gel (70%) – moradores da região do Afonso Pena, em São José dos Pinhais, e bairros que abrangem a localidade, participaram da pré-conferência da Saúde que está sendo realizada pela Prefeitura em toda a cidade. A participação popular no Afonso Pena foi grande.

Por causa da pandemia de Covid-19, teve limitação na presença de pessoas, mas tudo é transmitido ao vivo pelo YouTube neste link aqui www.cmsjp.pr.gov.br/tvcamara/ .

Depois de ouvir os moradores (usuários do Sistema Único de Saúde – SUS), as informações levantadas vão à 14ª Conferência Municipal de Saúde, que vai acontecer em outubro, nos dias 18, 19 e 20, onde serão apresentadas e discutidas novamente. Na pré-conferência, propostas de quinze (15) eixos temáticos foram aprovadas e os delegados que representarão a região, durante a Conferência Municipal, também foram eleitos.

Instância superior com poder deliberativo (Lei nº 8.142/1990), a Conferência Municipal será realizada em plataforma online (devido à pandemia) e também será transmitida ao vivo, como a pré-conferência, das 18 horas às 22 horas.

Pré-conferências e plenárias estão sendo promovidas em todo o município com a coordenação da Comissão Organizadora da 14ª Conferência Municipal de Saúde. A comissão organizadora é formada por conselheiros do Conselho Municipal. A pré-conferência da região do Afonso Pena, é o vigésimo segundo (22º) encontro ou etapa local já realizada.

O objetivo é aprimorar cada vez mais os serviços oferecidos pelo SUS, para isso, o Conselho Local de Saúde ouve segmentos da sociedade – usuários do SUS, trabalhadores, gestores e prestadores de serviço – apurando demandas e necessidades.