Grande Curitiba

Comitiva de São José dos Pinhais conhece serviços da FAS

15 de outubro de 2021 às 16:43
(Fotos: Sandra Lima/FAS)

COM ASSESSORIAS – A Fundação de Ação Social (FAS) recebeu nesta sexta-feira (15/10) a visita de uma comitiva da Prefeitura de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. O grupo buscou informações dos programas e serviços ofertados pela capital nas áreas da assistência social e do trabalho e emprego.

“Enfrentamos desafios e, por isto, queremos conhecer novos projetos, como os desenvolvidos pela FAS, e levar as experiências exitosas para nosso município”, disse o vice-prefeito de São José dos Pinhais, Professor Assis.

A comitiva, composta também por integrantes da Secretaria da Assistência Social, conversou com dirigentes da FAS e assistiu a uma apresentação sobre todos os serviços e programas desenvolvidos pela capital. “A troca de experiência é muito importante porque independentemente do tamanho dos municípios, enfrentamos os mesmos problemas”, disse o presidente da FAS, Fabiano Vilaruel.

Destaques

O programa Acolhimento Familiar e o acolhimento de adolescentes em repúblicas chamaram a atenção do grupo. Em desenvolvimento desde 2019, o também chamado Família Acolhedora faz o atendimento provisório, em ambiente familiar, de crianças e adolescentes afastados das famílias por medidas de proteção, o que substituiu os abrigos.

Vilaruel explicou que as famílias que se candidatam a acolher uma criança ou adolescente passam por um rigoroso processo de seleção, inclusive com capacitações feitas por duas instituições contratadas.

São José dos Pinhais também possui o Família Acolhedora, mas com outra metodologia, desenvolvido apenas pelo município. “Isso faz com que não tenhamos o número ideal de famílias interessadas em participar do programa”, explicou a secretária municipal de Assistência Social, Juliana Saraiva.

A comitiva entendeu que a oferta de repúblicas para adolescentes que deixam os abrigos do município ao completarem 18 anos é uma alternativa para garantir direitos desse público e evitar o aumento de pessoas em situação de rua.

Ao lado da assessora dos Núcleos Regionais da FAS, Veranice Vieira de Lara Hayashida, e da diretora de Políticas Públicas e Planejamento da FAS, Cláudia Estorilio, Vilaruel explicou o funcionamento do serviço que conta hoje com quatro unidades, para atender os públicos feminino e masculino.

As repúblicas ficam em apartamentos da Cohab. O espaço é bancado pelo município – que paga o IPTU, taxa de condomínio e energia elétrica – e os adolescentes são responsáveis pela organização, limpeza e custos de alimentação, material de higiene e limpeza.

Presenças

Integraram a comitiva de São José dos Pinhais, a diretora geral da Secretaria Municipal de Assistência Social, Daiana Antunes, o chefe da Divisão de Proteção Social Especial, Bruno Barros de Almeida, o coordenador do Centro POP, Raphael Ernani Rigoti, e a assessora Alanna Lima.

O coordenador de Média Complexidade da Diretoria de Atenção à População em Situação de Rua da FAS, Anderson Cristian Walter, também participou da reunião.