Grande Curitiba

Prefeitura de São José dos Pinhais realiza parcerias e lança projeto de acolhimento às mulheres vítimas de violência doméstica

19 de outubro de 2021 às 17:00
(Foto: Divulgação/PMSJP)

COM ASSESSORIAS – Já está funcionando em São José dos Pinhais, desde o dia 4 de outubro, um novo projeto piloto que atende, e acolhe, mulheres vítimas de violência doméstica no município.

Chamado Flor de Lótus, o projeto foi lançado em parceria entre Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Polícia Civil (Delegacia da Mulher de São José dos Pinhais), FAE Centro Universitário e Ministério Público.

O projeto de acolhimento às mulheres em situação de violência acontece todas as segundas-feiras na Delegacia da Mulher (localizada na Av. Senador Souza Naves, 484 – Centro), onde denunciam a violência sofrida e recebem suporte psicológico que facilita o registro da queixa.

Além disso, havendo necessidade de atendimento continuado, a mulher vítima de violência será encaminhada à Rede de Proteção do município, onde poderá ser assistida na área de saúde mental, psicossocial, ou encaminhada aos serviços do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), além do Programa Municipal Daqui Pra Frente.

No lançamento do projeto estiveram presentes a secretária de Assistência Social (Semas) – Juliana Saraiva – a delegada Waleska Souza Martins (Delegacia da Mulher de São José dos Pinhais), a diretora do Departamento de Promoção Humana e Desenvolvimento Comunitário – Claudia Lorena Pereira – a psicóloga Terezinha Kulka, além da advogada Caroline Alves dos Santos.

O Gabinete de Combate à Violência Doméstica e Familiar Contra Mulher e a Crimes Contra Crianças, Adolescentes e Idosos de São José dos Pinhais, e a Faculdade de Administração e Economia (FAE) também participam do projeto. Servidores e estagiários acompanharam o lançamento do Flor de Lótus.