Grande Curitiba

Vai comprar produtos usados na internet? confira dicas do Procon de São José dos Pinhais

21 de outubro de 2021 às 16:53
Procon SJP. (Foto: Divulgação/PMSJP)

COM ASSESSORIAS – O órgão de defesa do consumidor de São José dos Pinhais – Procon/SJP, divulgou nesta semana dicas importantes que evitam transtornos em compras de produtos – usados e seminovos – realizadas pela internet.

Para que o consumidor não seja lesado, a primeira orientação do órgão é consultar informações sobre o vendedor, geralmente avaliado por outros compradores.

Conferir a descrição do produto com detalhes de uso, como riscos, é outro cuidado que o consumidor deve ter no momento da compra pela internet.

De acordo com o Procon-SJP, golpistas usam fotos de fachadas, e de produtos de outras empresas, em lojas com perfil falso na internet, as chamadas lojas fake.

Para apurar se não é produto de crime, o órgão orienta que o consumidor exija sempre a Nota Fiscal, que também assegura a garantia do produto se ainda houver.

Vale lembrar que compras feitas pela internet, whatsapp, ou catálogo, podem ser canceladas em até sete (7) dias quando necessário. A documentação da transação, por e-mail ou whatsapp, esta entre as dicas do Procon-SJP.

Produtos com vicio não relatado e adquirido de vendedor habitual (que pratica comércio de produtos com habitualidade), devem ter garantia de 90 (noventa) dias.

Com relação a compra de veículos, além da documentação completa, o consumidor deve verificar também o histórico de revisões e dívidas.

O órgão ainda orienta que antes de efetuar o pagamento da compra, pela internet, o consumidor deve consultar se o nome do vendedor ou da empresa é o mesmo informado nos dados bancários.

Mais informações?

Ligue (41) 3283-6160, ou envie e-mail para o [email protected] . O Procon-SJP atende de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h às 16h30. O órgão está localizado na Rua Dr. Claudino dos Santos, nº 740, Centro de São José dos Pinhais.