Grande Curitiba

Sinalização viária: diversos bairros de São José dos Pinhais estão sendo revitalizados com o serviço

16 de março de 2023 às 16:28
(Foto: Divulgação/PMSJP)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Urbanismo, Transportes e Trânsito (SEMUTT) – Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN), vem revitalizando os bairros com pinturas nas vias e colocação de novas placas de trânsito.

Agora foi a vez dos bairros Jardim Fátima e Jardim Ipê, os quais foram revitalizados por completo com sinalizações verticais e horizontais, ou seja, com pinturas nas vias e colocação de placas de trânsito.

Também foi realizada uma intervenção em frente ao Cmei João-de-Barro-Preto, com demarcações e sinalizações de estacionamento, verticais e horizontais, com vagas exclusivas para o transporte escolar, bem como para estacionamento dos demais veículos, resultando em mais segurança e fluidez no trânsito nas entradas e saídas escolares.

Novas sinalizações também foram realizadas no Caminho do Vinho, com implantação de placas de sinalização e pinturas nas vias, em faixas de pedestres, além da revitalização completa nas duas rotatórias deste local.

Constantemente, a Divisão de Sinalização do DEMUTRAN faz revitalizações e novas implantações com pinturas e colocação de placas. Estas intervenções são realizadas por bairros com o intuito de orientar não somente o condutor, mas todos os elementos do trânsito, assim como os pedestres e os ciclistas, os quais, para sua segurança, devem também respeitar e seguir as orientações das sinalizações viárias.

Para novas implantações de sinalizações, tanto verticais, quanto horizontais, a Divisão de Engenharia de Tráfego do DEMUTRAN, com responsáveis técnicos, realiza constantes estudos através de métodos sistemáticos de coleta de dados referentes ao tráfego em todo o percurso das vias, envolvendo o pedestre, o veículo e a própria via, considerando os impactos e necessidades de cada local. Desta forma, a referida divisão verifica a viabilidade e a possibilidade de implantação de novas sinalizações.

Além de orientar, as placas de trânsito contribuem para minimizar os índices de sinistros (acidentes de trânsito), por isso é fundamental a atenção e o respeito a esses dispositivos, por todos que fazem parte do trânsito.