Grande Curitiba

São José dos Pinhais recebe prêmio do Instituto Trata Brasil pelas boas práticas de saneamento básico

10 de agosto de 2023 às 16:47
(Foto: Divulgação/PMSJP)

COM ASSESSORIAS – Nos últimos anos, São José dos Pinhais reduziu 16,9 pontos percentuais o índice de perdas de água nas redes de distribuição do município, indo de 41,5% em 2012 para 24,6% em 2021, de acordo com dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). As boas práticas do município foram reconhecidas na categoria Melhores Evoluções em Perdas de Água da 7ª edição do Prêmio “Casos de Sucesso & ESG”, promovido pelo Instituto Trata Brasil (ITB).

Os percentuais de São José dos Pinhais estão alinhados com os padrões de excelência em perdas de distribuição (inferior a 25%), de acordo com a meta para 2024 estabelecida pelo marco legal do saneamento (Portaria nº 490 do Ministério das Cidades). A análise desta categoria levou em consideração a evolução do IN049 – Índice de Perdas na Distribuição do SNIS dos 100 municípios brasileiros mais populosos presentes no Ranking de Saneamento do ITB.

A cerimônia de premiação foi realizada no dia 9 de agosto, em São Paulo (SP). O evento foi organizado em parceria com o Centro de Estudos de Infraestrutura e Soluções Ambientais da Fundação Getúlio Vargas (CEISA-FGV). O vice-prefeito de São José dos Pinhais, Professor Assis, esteve presente na ocasião representando a prefeita Nina Singer.

Segundo Assis, foi uma imensa satisfação receber a premiação concedida pelo Instituto Trata Brasil. “Este é um reconhecimento importante pelas excelentes práticas de saneamento básico que temos desenvolvido em nosso município. Em um momento em que tantos brasileiros ainda sofrem com a precariedade do acesso à água potável e à coleta de esgoto, é um motivo de orgulho para nossa comunidade alcançar essa conquista”, afirmou o vice-prefeito.

Assis destacou ainda que a atual gestão tem uma grande responsabilidade socioambiental e tem buscando constantemente formas de reduzir perdas e garantir um serviço mais eficiente e de qualidade para os são-joseenses.

“Este prêmio é um incentivo para continuarmos trabalhando em prol do bem-estar de nossa comunidade e da preservação de recursos naturais”, enfatiza.

Na cerimônia também esteve presente o diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile. Conforme divulgado pela assessoria de imprensa, desde 2017 a Companhia vem aplicando uma metodologia de balanço hídrico e nível econômico de perdas, chamada de International Water Association (IWA), para a elaboração dos planos de ações, principalmente com relação ao direcionamento de pesquisa de vazamento e controle de pressão.

“É um trabalho de longo prazo, com reuniões mensais sobre o tema nas cinco regiões do estado visando a redução do indicador estratégico de perdas por ligação. E está dando resultados”, disse Stabile durante sua participação no painel temático sobre redução de perdas realizado na cerimônia de premiação.

Sobre o prêmio

No Brasil, segundo indicadores nacionais, a precariedade do saneamento básico é vivida por milhões de pessoas. Cerca de 33 milhões de brasileiros não têm acesso à água potável e 93 milhões não são atendidos com coleta de esgoto. De acordo com o ITB, 51,2% do volume de esgoto gerado é tratado. Ou seja, mais de 5,5 mil piscinas olímpicas de esgoto sem tratamento são despejadas na natureza diariamente.

Para prestigiar as boas práticas de municípios e empresas comprometidas com a preservação ambiental e saneamento básico, o Instituto Trata Brasil (ITB), organização da sociedade civil dedicada ao avanço do saneamento básico e proteção dos recursos hídricos do país, premiou municípios de todo Brasil em quatro categorias: Melhores Evoluções no Ranking do Saneamento, Melhores Evoluções em Tratamento de Esgoto, Melhores Evoluções em Perdas de Águas e Melhores Casos de ESG.

Na mesma categoria que São José dos Pinhais (Melhores Evoluções em Perdas de Águas) foram premiados os municípios de Petrópolis (RJ) e Taboão da Serra (SP). Em Melhores Evoluções no Ranking do Saneamento foram reconhecidas as boas práticas dos municípios de São José dos Rio Preto (SP), Sorocaba (SP) e Niterói (RJ). Já na categoria Melhores Evoluções em Tratamento de Esgoto foram premiados Mauá (SP), Cuiabá (MT) e Aparecida de Goiânia (GO).

Na última categoria, Melhores Casos de ESG, foram premiadas a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP) e a Aegea Saneamento. Para saber mais acesse o site https://tratabrasil.org.br/.