Grande Curitiba

Educa+SJP: Seminário sobre Autismo promove capacitação dos servidores da educação municipal

11 de abril de 2024 às 16:39
(Foto: Divulgação/PMSJP)

COM ASSESSORIAS – A fim de enfatizar o trabalho pela inclusão em São José dos Pinhais, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) promoveu nesta quinta-feira (11) o 2º Seminário Sobre o Autismo. O evento, realizado no Auditório Earle Linhares, no Colégio Adventista, reuniu professores, pedagogos, diretores e equipe do Departamento de Inclusão e Educação Especial e outros departamentos da Educação para um dia repleto de palestras sobre o tema.

O evento contou com a parceria da Faculdade Pólis Civitas, por meio do Educa+SJP, programa municipal de formação continuada e pós-graduação para servidores da Prefeitura de São José dos Pinhais. No período da manhã, os presentes assistiram a palestra “Autismo: conhecer para incluir”, ministrada pelo professor Fábio Cordeiro e a apresentação “Os desafios da docência quanto à inclusão do aluno TEA na Educação Pública Municipal”, feita pela professora Maria de Fátima Minetto. Em seguida, foi realizado um bate-papo entre os presentes, em que os convidados responderam dúvidas dos participantes.

À tarde, foram realizadas palestras com os temas: “Dialogando através da Comunicação Alternativa”, ministrada pela professora Adriana Scorsato, e “Interface da Integração Sensorial e o Modelo Denver (ESD)”, ministrada pela professora Sinara Paniagua. Para finalizar a atividade, também foi realizado um bate-papo para sanar dúvidas dos presentes.

A diretora do Departamento de Inclusão e Educação Especial, Clicie Cancelier, ressaltou a importância do evento para dar continuidade às formações continuadas que a Semed tem realizado na Rede Municipal de Ensino desde 2021.

“O conhecimento empodera e toda prática embasada com conhecimento, com referências teóricas, se modifica. Nosso objetivo é trazer para nossos profissionais uma reflexão sobre a atuação em sala de aula, dentro de espaços educativos com as pessoas com TEA e para a construção de novos saberes, principalmente quando se fala de inclusão e do direito de aprendizagem”, afirma Clicie.

Segundo o secretário de Educação, Diego Santin Inoue, o trabalho pela inclusão é um dos pilares da Semed, cujo objetivo é promover uma sociedade mais acolhedora e equânime.

“Este seminário reafirma nosso compromissos com a educação das pessoas com TEA e essas conversas contribuem para o aumento da conscientização, combate ao estigma e promove a compreensão das necessidade e habilidades das pessoas autistas. Além de contribuírem para implantação de polícias e práticas inclusivas em escolas, locais de trabalho e comunidade em geral”, enfatiza Inoue.