Inaugurado Escritório de Compras Públicas de São José dos Pinhais

COM ASSESSORIAS – A fim de promover o crescimento econômico e a geração de empregos em São José dos Pinhais, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo (Sictur), assinou na última terça-feira (30/04) um Termo de Cooperação com o Sebrae Paraná para implantação do Escritório de Compras Públicas no município. A iniciativa busca incentivar a participação do empresariado local nas licitações promovidas pela administração pública.
O espaço é um elo essencial entre o Departamento de Compras e Licitações e os fornecedores da região. Composto por uma estrutura completa, o escritório oferece recursos de divulgação, interatividade e orientação personalizada para aqueles que desejam participar dos processos de compras públicas e governamentais do município. Desde a disponibilização de editais até a divulgação do calendário de compras, os serviços prestados visam simplificar e tornar acessível as licitações.
Ao fortalecer a presença dos fornecedores locais nos processos licitatórios, o escritório fomenta o crescimento das empresas e amplia as oportunidades de emprego e renda na comunidade. Além disso, contribui para projeção estadual e nacional do município, consolidando-a como uma referência em empreendedorismo e desenvolvimento.
Presenças
Na inauguração, estiveram presentes a prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer; o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Marcelo Dal Negro; a gerente da Regional Leste do Sebrae Paraná, Michele Riquetti Tesser; a presidente da ACIAP de São José dos Pinhais, Solange Gibrim; além de servidores públicos, consultores do Sebrae, empresários e representantes de outras instituições.
Termo de cooperação
Abaixo, confira as responsabilidades da Prefeitura de São José dos Pinhais e do Sebrae Paraná de acordo com o termo de cooperação:
Da Prefeitura de São José dos Pinhais:
- Manter cadastramento dos avisos de licitações da Prefeitura no “Escritório de Compras Virtual”;
- Apoiar o cadastramento de fornecedores junto ao Escritório de Compras Virtual:
- Ceder um colaborador para atuar no atendimento do Escritório de Compras Públicas Local;
- Ceder espaço físico, mobiliário, equipamento de processamento de dados e demais estruturas necessárias para operacionalização dos trabalhos do Escritório de Compras Públicas.
Do Sebrae:
- Articular para que as entidades compradoras do município participem e colaborem efetivamente com Escritório de Compras Públicas local;
- Capacitar em parceria com entidades empresarias as Micro e Pequenas Empresas nas temáticas de Licitações e Compras Públicas;
- Ofertar consultoria especializada em compras públicas para empresários conforme demanda e disponibilidade;
- Sensibilizar e capacitar as entidades compradoras do município para aplicar o tratamento diferenciado às MPE’s, conforme disposto no Capítulo V da Lei Complementar n.º 123/2006;
- Capacitar de forma continuada os atendentes designados para atuar no Escritório de Compras Públicas Local;
- Oferecer o “Escritório de Compras Públicas Virtual ” para cadastramento e envio de avisos de licitações, assim como, ferramentas para monitoramento dos resultados das licitações divulgadas.