Secretaria de Saúde realiza evento sobre a luta antimanicomial nesta sexta-feira (17)
COM ASSESSORIAS – Com o objetivo de valorizar a batalha pelos direitos das pessoas que enfrentam desafios de saúde mental, a Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Saúde (Sems), promove, nesta sexta-feira (17), o evento “Dia Nacional da Luta Antimanicomial: Incluir e não excluir”.
A iniciativa será das 13h às 17h no Teatro Ernani Zétola, localizado na Rua XV de Novembro, nº 1.800 – Centro. Segundo a organização, o evento é fundamental para combater o preconceito contra doenças mentais, garantindo tratamentos dignos, inclusão social e acolhimento às pessoas que sofrem com algum tipo de doença mental.
No “Dia Nacional da Luta Antimanicomial: Incluir e não excluir”, serão realizadas diversas ações com os usuários do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), como apresentações culturais, oficinas de artesanato e feira do Programa Economia Solidária, que visa a reinserção social dessas pessoas. O evento é gratuito e aberto ao público.
Movimento da Luta Antimanicomial
Se caracteriza pela luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. Dentro desta luta está o combate à ideia de que deve-se isolar a pessoa com sofrimento mental em nome de pretensos tratamentos, ideia baseada apenas nos preconceitos que cercam a doença mental.
O Movimento da Luta Antimanicomial faz lembrar que, como todo cidadão, essas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direto a receber cuidado e tratamento.