Grande Curitiba

Palestras marcam ações da Semana Municipal de Enfermagem

16 de maio de 2024 às 16:39
(Foto: Divulgação/PMSJP)

COM ASSESSORIAS – Nesta semana, as equipes do Departamento de Atenção à Saúde (DAS) da Secretaria de Saúde (SEMS) de São José dos Pinhais promoveram um curso com uma série de palestras voltadas aos profissionais de enfermagem.

A ação faz parte das comemorações em alusão ao Dia Internacional da Enfermagem, comemorado em 12 de maio. O curso realizado no auditório da SEMS, reuniu enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem da rede municipal, para um ciclo de palestras realizadas nesta terça (14) e quarta-feira (15), com temáticas como: “Saúde mental dos profissionais da enfermagem” – ministrada pela enfermeira Lilian Borecki Bonfim, especialista em saúde mental e saúde pública, “Empoderamento da Enfermagem” – pela enfermeira Valdirene Polonio, especialista em administração e membro da Comissão Nacional de Inovação e Empreendedorismo em Saúde do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), e “Rompendo Ciclos: O Papel da Enfermagem no Planejamento Reprodutivo” – ministrada pela enfermeira Karin Godarth, mestre em enfermagem e especialista em obstetrícia.

Durante a abertura do evento, a enfermeira Flavia Portela, uma das organizadoras do evento e a diretora do DAS – Renata Scarpin deram as boas vindas aos profissionais e ressaltaram a importância do estudo continuado na área de enfermagem. O diretor-geral da Secretaria de Saúde – Darci Braga e o secretário municipal de Saúde – José Dalmi Dissenha, corroboraram nos cumprimentos e reconhecimento do trabalho realizado pelos profissionais de enfermagem, que são a linha de frente no atendimento aos pacientes. “Isso é um dom, vocês escolheram cuidar das pessoas, têm empatia, amor pelo que fazem, são fundamentais dentro das engrenagens da saúde”, finalizou o secretário.

No segundo dia de palestras, os participantes acompanharam a enfermeira e conselheira secretária do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren-PR) Alessandra Brenneisen Giacomossi, com o desenvolvimento do tema “Humanização do Cuidado”. Em seguida foi a vez da enfermeira, mestre em enfermagem e especialista em auditoria em serviços de saúde – Gisele Zanlorenzi, abordar a temática “Segurança do Paciente”.

O encerramento das atividades se deu com a premiação de profissionais de enfermagem que se destacaram pelo excelente atendimento aos pacientes, recebendo o Prêmio Wanda Horta – que era professora e que introduziu os conceitos do processo de enfermagem, no século passado em nosso país. As ganhadoras foram a enfermeira Andrelize Pelinski e a técnica de enfermagem Neide Erli Princival Jacon.