Grande Curitiba

Usina da Música de São José dos Pinhais oferece formação musical gratuita

14 de julho de 2025 às 17:18
(Imagem: Divulgação/PMSJP)

COM ASSESSORIAS – Com sons que vão de cordas e metais à percussão e ao canto coral, a Usina da Música de São José dos Pinhais é um verdadeiro celeiro de talentos musicais. O projeto, mantido pela Prefeitura por meio da Secretaria de Cultura (Semuc), oferece aulas gratuitas e presenciais de diversos instrumentos e canto popular a estudantes a partir de 10 anos, sem exigência de conhecimento prévio.

Além de democratizar o acesso à educação musical, a iniciativa contribui ativamente para o fortalecimento da identidade cultural do município, ao incentivar a formação de novos artistas e promover apresentações públicas como recitais e concertos.

“A música é uma ferramenta poderosa de transformação. Os alunos que se envolvem com a prática musical desenvolvem habilidades fundamentais, como concentração, sensibilidade artística, trabalho em equipe e expressão emocional”, destaca o diretor da Usina da Música, Maestro Johnny Liberatti.

As inscrições são abertas por meio dos canais oficiais da Prefeitura e não exigem teste de aptidão. A seleção é feita por ordem de inscrição, até o preenchimento das vagas. Os cursos têm duração média de três a quatro anos, com progressão de níveis que permite ao aluno ingressar, posteriormente, na Banda Júnior, Banda Marcial, Orquestra Jovem ou Orquestra de Cordas da cidade.

No canto coral, há espaço para iniciantes e experientes, que passam por triagem vocal para melhor aproveitamento. O Coral Municipal Carlos Gomes, que integra o projeto, está em processo de reestruturação e também ganha cada vez mais espaço no cenário cultural.

O impacto do projeto é visível não só na formação pessoal dos alunos, mas também no reconhecimento público. A Banda Marcial da cidade é hoje referência em concursos estaduais e interestaduais, com dezenas de troféus, muitos em primeiro lugar.

A história de quem passa pela Usina é marcada por descobertas e novas oportunidades. Para Daniel Melo Schwebel, de 15 anos, a música abriu portas. Ele começou a tocar teclado na pandemia e, com aulas na Usina, evoluiu para outros instrumentos, além de participar de grupos musicais e fazer novos amigos.

“Quando entrei na Usina, comecei na Banda Júnior e fui evoluindo até a Banda Sinfônica de São José dos Pinhais. Isso me levou para outros grupos e até orquestras fora daqui. Além do aprendizado técnico, fiz grandes amigos e penso, sim, em cursar Belas Artes e seguir carreira de músico ou de professo”, afirma Daniel.

A aluna Ana Luiza Kuhnen da Silva, de 12 anos, encontrou uma nova forma de entretenimento após a pandemia ao aprender a tocar trompete.

“Depois da pandemia, minha mãe viu a postagem da Usina no Instagram e decidiu me inscrever. Hoje tenho uma rotina mais feliz e encontrei algo que amo. Não sei descrever a sensação de tocar, mas é algo muito especial. Já pensei em ser professora e talvez siga esse caminho”, conta Ana.

Sobre a Usina da Música

A Usina da Música de São José dos Pinhais é um espaço de formação artística integral. Os cursos disponíveis englobam Canto Coral, Violino, Viola de Arco, Instrumentos de Metal para Banda Marcial (Eufônio, Flugelhorn, Trompa, Tuba, Trombone e Trompete), além de Percussão Rudimentar, Percussão Sinfônica, Contrabaixo acústico, Violoncelo e Violão.

A iniciativa integra uma estratégia contínua da Prefeitura de São José dos Pinhais para ampliar o acesso à cultura, apoiar novos talentos e manter viva a tradição musical no município. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da Semuc (41) 3381-5901.