Defesa Civil de São José dos Pinhais combateu diversos focos de incêndio florestal nos últimos dias

COM ASSESSORIAS – Nos últimos dias, a Defesa Civil de São José dos Pinhais atendeu diversas ocorrências de incêndio florestal no município. Um dos casos mais expressivos aconteceu na tarde de sexta-feira (18), quando um incêndio de grande proporção foi registrado na BR-276, nas proximidades da Rua Rui Barbosa. A rápida chegada das equipes e a atuação integrada com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), CCR RodoNorte, Corpo de Bombeiros e efetivo da própria Defesa Civil foram decisivas para controlar as chamas.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de São José dos Pinhais, Paulo Duarte, este foi o primeiro de cinco atendimentos realizados ao longo do dia.
“Após contermos o foco inicial, seguimos com o carro de apoio para uma área de mata atrás do Jardim Modelo, onde foram identificados mais quatro focos de incêndio. Mesmo com o difícil acesso, conseguimos extinguir três focos e controlar o quarto, evitando a propagação do fogo”, explicou Duarte.
Nesta segunda-feira (21), mais uma vez a equipe teve que agir rapidamente para controlar queimadas na região do Ipê, próximas à Avenida Paul Lepoutre e Rua Laerte Fenelon. A Defesa Civil de São José dos Pinhais orienta que com a estiagem e o tempo seco, o risco de incêndios aumenta significativamente.
“A maioria dos incêndios é provocada por ação humana, intencional ou acidental. Nossa equipe está em prontidão, mas a colaboração da população é fundamental. O tempo de resposta faz toda a diferença”, enfatiza o coordenador Paulo Duarte.
Em caso de fumaça, queimadas irregulares ou qualquer situação de risco, os moradores devem acionar imediatamente a Defesa Civil pelos canais 0800 199 0800, WhatsApp (41) 9 9231-0817, ou pelos números 199 e 156. A orientação é evitar a queima de lixo, não jogar bitucas de cigarro em vegetação e denunciar práticas ilegais. A união entre poder público e comunidade é essencial para preservar vidas, o meio ambiente e o patrimônio da cidade.