Grande Curitiba

Fala Curitiba ouve demandas dos moradores do Capão Raso e São Braz nesta noite

18 de maio de 2023 às 11:41
(Foto: Hully Paiva/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Moradores dos bairros Guabirotuba (Regional Cajuru) e Juvevê (Regional Matriz) debateram e conversaram com representantes de todas as secretarias municipais na noite desta quarta-feira (17/5). A Prefeitura promoveu nas duas regionais o encontro presencial do programa de consultas públicas Fala Curitiba, nos quais os participantes podem sugerir ações, obras e serviços para a região onde moram.

Na noite desta quinta-feira (18/5), às 19h, as reuniões do Fala Curitiba serão feitas no bairro Capão Raso (Regional Pinheirinho), no Colégio Estadual João Mazzarotto (Rua Santa Regina, 664), e no São Braz (Regional Santa Felicidade), na Sociedade São Braz (Rua Antônio Escorsin, 1.869).

Cidadania

No Guabirotuba, cerca de 100 pessoas saíram de casa nesta quarta, na noite fria de outono, para exercer a cidadania e participar da votação no salão da Paróquia Imaculada Conceição do Guabirotuba, na Regional Cajuru.

A reunião do Fala Curitiba da Regional Matriz aconteceu no Asilo São Vicente de Paula, no Juvevê.
Até 7 de junho, serão realizadas 29 reuniões presenciais, em que os moradores das diferentes regiões da cidade detalharão para a Prefeitura as ações que pretendem ver realizadas com recursos da LOA (Lei Orçamentária Anual) para 2024. Serão acolhidas pela lei as dez ações mais votadas pelas comunidades de cada região, totalizando 100 demandas.

VEJA AQUI AS DATAS, locais e endereços dos encontros do Fala Curitiba mais perto de você. Compareça e sugira as mudanças que quer ver no bairro onde mora.
Ouvir a população

O administrador Regional do Cajuru, Narciso Doro Júnior, abriu a reunião na Paróquia Imaculada Conceição do Guabirotuba. Ele explicou que serão feitos quatro encontros presenciais na regional e a grande reunião será em junho, na sede da Administração Regional Cajuru. Neste encontro serão definidas as dez prioridades da comunidade para serem inseridas na Lei Orçamentária Anual de 2024.

“O objetivo maior do Fala Curitiba é estabelecer um diálogo com a comunidade, porque não tem sentido nós termos as regionais se nós não conversarmos, não ouvirmos a comunidade. Todas as políticas públicas devem ser implementadas ouvindo as necessidades dos moradores”, disse Narciso Júnior.

Envolvimento

A moradora do Guabirotuba Eni Tenório é frequentadora assídua das reuniões do Fala Curitiba. Ela e o marido comparecem a todos os encontros.

“A comunidade precisa se envolver e os governos também precisam prestar contas do que fazem. A população deveria ser mais pró-ativa e participar deste tipo de reunião. Ainda falta essa consciência de comunidade para os brasileiros”, opinou Eni.

O casal André e Célia Reis se mudou em novembro para o Guabirotuba e participou pela primeira vez de uma reunião do Fala Curitiba no bairro. “Aqui é o momento de a gente acessar o sistema, de conversar com a Prefeitura. O município dá essa abertura para nós e isso é bem inteligente por parte da administração pública”, disse André, que pediu melhorias na iluminação pública e na manutenção de praças no Guabirotuba.

“A Prefeitura não trabalha sozinha, ela precisa ouvir a população. Aqui é nosso momento de exercermos nossa cidadania”, completou Célia Reis.

A dinâmica desta fase das reuniões do Fala Curitiba funciona com os moradores se dirigindo às mesas com representantes das secretarias municipais e órgãos da Prefeitura e anotar em fichas duas demandas. Depois esse material será analisado pelos responsáveis.

O programa Fala Curitiba é coordenado pelo Instituto Municipal de Administração Pública (Imap).

Obras e melhorias

Na Regional Cajuru a Prefeitura de Curitiba tem feito obras importantes para a mobilidade urbana como o binário da Rua Olga Balster e Nivaldo Braga. A intervenção integra o Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba, financiado pelo New Development Bank (NDB), e é a primeira obra para melhorar o itinerário do BRT Leste-Oeste.

Também estão sendo feitas obras de asfalto novo em cinco bairros da Regional Cajuru: Jardim das Américas, Uberaba, Tarumã, Cajuru e Capão da Imbuia.

Presenças

Também participaram da reunião do Fala Curitiba no Guabirotuba a assessora de Direitos Humanos – Promoção da Igualdade Étnico-Racial, Marli Teixeira Leite; o chefe do Núcleo Regional da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) do Cajuru, Rodrigo Sozzi; os vereadores Serginho do Posto e João da 5 Irmãos; servidores, diretores e superintendentes das secretarias municipais e órgãos da Prefeitura.