Grande Curitiba

Maio Laranja: promotor realiza palestra sobre abuso e exploração sexual na Escola Municipal Maria Joana

O promotor de Justiça, Rodrigo Baptista Brasiliano, da 3ª Promotoria da Criança e do Adolescente, levou aos estudantes dos 4ºs e 5ºs anos e professores informações que ajudam a identificar, coibir e noticiar casos de violências
19 de maio de 2023 às 12:14
(Foto: Secretaria de Educação)

COM ASSESSORIAS – Estudantes da Escola Municipal Maria Joana Ferreira Marochi, que fica no Jardim Esmeralda, em Campo Largo, assistiram nesta quinta-feira, dia 18 de maio, a uma palestra do Ministério Público do Paraná sobre abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A iniciativa marcou o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e está dentro de uma agenda em todo país do Maio Laranja.

O promotor de Justiça, Rodrigo Baptista Brasiliano, da 3ª Promotoria da Criança e do Adolescente levou aos estudantes dos 4ºs e 5ºs anos e professores informações que ajudam a identificar, coibir e noticiar eventuais casos de violências. O comandante da Guarda Municipal, Marcos Leitão, e o diretor-geral da Secretaria Municipal de Educação, Bruno César, também acompanharam a palestra.

Maio Laranja – Em Campo Largo, uma série de ações para combater este tipo de violência e divulgar os canais de denúncia estão sendo realizadas pela Prefeitura. Ontem, assistentes sociais e a Guarda Mirim realizaram uma blitz educativa na Avenida Padre Natal Pigatto, com a distribuição de materiais informativos.

“É importante dar evidência a este tema para que possamos proteger nossas crianças de abusos e da exploração sexual, violências que deixam marcas para o resto da vida”, disse o assistente social, Lucas Marcondes.

Neste sábado (20), às 14h30, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social traz a peça “O Segredo”, da Companhia Cenatrupe, para uma apresentação gratuita na Praça Getúlio Vargas (Praça do Museu).

Livre para todos os públicos, o espetáculo conta a história de uma tartaruga que não acolhe as orientações da avó e da escola sobre abuso e exploração sexual infantil e acaba se tornando uma vítima. Em caso de chuva, a apresentação de “O Segredo” será transferida para a Casa da Cultura.

Palestra – Para marcar o encerramento da Campanha Maio Laranja, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, promove também a palestra “Política Intersetorial de Enfrentamento às Violências contra Crianças e Adolescentes” , no dia 24 de maio, no auditório da Câmara Municipal de Campo Largo, com a professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Cleide Lavoratti. Lavoratti é doutora em Sociologia pela UFPR e especialista em Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes pela (USP). A palestra é voltada para assistentes sociais, educadores, conselheiros tutelares, agentes de segurança pública e demais interessados em saber como proteger crianças e adolescentes de abusos sexuais.

Núcleo de Escuta Especializada – Desde agosto de 2022, a Prefeitura de Campo Largo conta com um espaço exclusivo para atender à Lei Municipal nº 3.448, de 20 de maio de 2022, que instituiu o procedimento de Escuta Especializada de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência. As vítimas são encaminhadas ao Núcleo, que fica na sede administrativa da Prefeitura, pela Rede de Proteção do município, composta por agentes de saúde, professores, conselheiros tutelares, guardas municipais e policiais militares que atendem os casos de violência.

O núcleo conta com salas decoradas com móveis e ilustrações infantis, brinquedos e livros na tentativa de criar um ambiente onde as vítimas se sintam seguras. Elas são ouvidas uma única vez, por um dos agentes especializados, que fazem a distribuição do relato aos órgãos competentes.

Denúncie – A Prefeitura divulga também os telefones para denunciar de forma anônima qualquer suspeita de abuso sexual contra crianças e adolescentes:

Disque 100 (Violação de Direitos Humanos)

Disque 181 (Polícia Civil-PR)

Ligue 153 (Guarda Municipal)