Grande Curitiba

Dia Municipal do Artista Vidreiro é aprovado em 1º turno

Proposta por Leonidas Dias (Solidariedade), data será comemorada anualmente em 21 de junho.
13 de junho de 2023 às 15:23
(Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Com 21 votos favoráveis e 2 abstenções, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou, nessa terça-feira (13), em primeiro turno, a criação do Dia Municipal do Artista Vidreiro. A iniciativa é do vereador Leonidas Dias (Solidariedade), que apresentou o projeto de lei em sintonia com a Organização das Nações Unidas (ONU) — a qual declarou 2022 como o Ano Internacional do Vidro. Além dessa, também foi acatada, em primeira votação, a proposta que oficializa a Taça das Favelas no calendário oficial da cidade.

Conforme o projeto de lei (005.00180.2022), o Dia do Artista Vidreiro será comemorado, anualmente, no dia 21 de junho. A data sugerida por Leonidas Dias coincide com o dia do lançamento do primeiro Salão de Artes em Vidro do Brasil, no ano passado, realizado em Curitiba, no Museu Municipal de Arte (Muma). “Participaram artistas classificados de nove estados brasileiros, com ampla repercussão na mídia e recordes de público no Muma”, justificou o vereador.

“Esse evento colocou a capital no centro da arte vidreira brasileira. Contou com uma comissão julgadora foi formada por especialistas do Brasil, México e Argentina. A exposição trouxe peças decorativas, mosaicos, vitrais e joias contemporâneas; produções com nível técnico compatíveis com obras realizadas em países da Europa e Estados Unidos”, complementou o vereador, durante a defesa do projeto em plenário.

Segundo Dias, Curitiba tem um dos mais antigos grupos de artistas vidreiros do país, formado há 13 anos. São profissionais que amam essa arte, cujo impacto socioambiental é significativo. “O vidro é o material mais puro, é 100% reciclável e permite infinitas transformações sem a perda da qualidade. Mas, hoje, só 47% do material descartado volta para reciclagem [segundo dados da Abividro – Associação Brasileira das Indústrias de Vidro]”.

O Dia do Artista Vidreiro tem o intuito de valorizar esses artistas, estimular o aumento do índice da reciclagem desta material, fomentar a economia criativa e promover a inclusão social de catadores e catadoras de resíduos, estimulando-os a desenvolver atividades artísticas, gerando valor agregado ao seu trabalho. “A expectativa é que Curitiba se transforme em núcleo fornecedor de artistas vidreiros […]. Queremos tornar a cidade a Capital da Arte Vidreira no Brasil, incentivando artistas, fomentando a arte e a geração de emprego e renda”, emendou Dias. O vereador recebeu cumprimentos de Sidnei Toaldo (Patriota) pela iniciativa, para quem o trabalho com quem lida com esse tipo de arte “deve ser valorizado”.

Artistas vidreiros

A votação da proposta foi acompanhada por artistas vidreiros como Luciana Corrêa, Fernanda Czelujinski e Désirrè Sessegolo; e Hugo Weber Júnior, produtor cultural e profissional de marketing. Désirrè Sessegolo, em especial, tem atuado pelo avanço dessa arte na capital do Paraná, impulsionada pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC). No ano passado, ela expôs a instalação “Amazzonia” sobre o tema da sustentabilidade, em Veneza, durante a Italian Glass Week (Semana Italiana de Vidros).

Fernanda Czelujinski é formada em Desenho Industrial pela PUC-PR e foi uma das expositoras do Salão Arte em Vidro Brasil, MuMa, em 2022. Também está selecionada para o Salão de Artes Visuais de Pinhais de 2023. Já Luciana Corrêa produz peças em cerâmica, corda seca e fusing; de 2010 a 2012 manteve um ateliê em Ilhabela (SP); de 2012 a 2022, trabalho em Florianópolis (SC) também em um estúdio próprio; e chegou a Curitiba em 2022, quando montou o ateliê no Mundo da Lu.

O projeto de Leonidas Dias recebeu 21 votos favoráveis e as abstenções das vereadoras Amália Tortato e Indiara Barbosa, ambas do Novo. Agora, precisa retornar à pauta da próxima quarta-feira (14) em segunda votação e, sendo confirmado, segue para sanção do prefeito. Se sancionada, a lei que cria o Dia Municipal do Artista Vidreiro entrará em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial do Município.

Fonte: Câmara Municipal de Curitiba