Grande Curitiba

Empreiteira recebe orientações para a execução das obras do Inter 2

17 de outubro de 2023 às 15:43
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Técnicos da empresa Castilho Engenharia, executora das primeiras obras do Novo Inter 2, participaram nesta segunda-feira (16/10) da reunião de partida com integrantes da supervisora de obras formada pelo consórcio Esteio – Nova Engevix e servidores da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) e da Unidade Técnico Administrativa de Gerenciamento (Utag) – áreas da Prefeitura responsáveis pelas intervenções do projeto.

É na reunião de partida que a empresa recebe o detalhamento das rotinas de execução da obra, conhece mais sobre as exigências de qualidade previstas no contrato de financiamento e como a equipe da Prefeitura se organiza para acompanhar a execução e dar apoio às documentações necessárias para o cumprimento das salvaguardas ambientais e sociais do agente financiador, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

“Cada ente tem seu papel para que a execução seja de excelência e traga todos os benefícios previstos no projeto para a melhoria do serviço público para o cidadão”, explica Marcio Teixeira, coordenador geral da Utag.

O Projeto Inter 2 tem recursos na ordem de U$ 106,7 milhões do BID, mais contrapartidas do município, para readequação viária de 68 quilômetros do itinerário do Inter 2/Interbairros II, com faixas exclusivas ou preferenciais para a circulação do coletivo, além de novos calçamentos, paisagismo, iluminação e estações para a Linha Direta Inter 2.

Os lotes iniciais de obras, sob o contrato com a Castilho Engenharia, somam 9,2 mil metros de readequação viária em ruas do Tarumã e Xaxim, em um total de R$ 135 milhões.

Plano de ataque

As informações trocadas entre empreiteira e município também ajudam a compor o plano de ataque da obra, que detalha os trechos por onde a intervenção começa, os impactos iniciais das rotinas das comunidades afetadas e as soluções necessárias para minimizar os transtornos que toda obra provoca. Esses detalhamentos serão abordados nas reuniões públicas que ocorrem na próxima semana com moradores e comerciantes das áreas dos lotes das obras no Tarumã e no Xaxim.

A primeira será no dia 24, às 10h, no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora da Escada, na Rua dos Uirapurus, 15, no Novo Mundo. No dia 26, às 16h, será feita a reunião no Auditório da Rua da Cidadania do Cajuru.