Grande Curitiba

Estudantes da rede municipal de Curitiba aprendem a identificar notícias falsas

18 de outubro de 2023 às 11:06
(Foto: Luiz Costa/ SME)

COM ASSESSORIAS – Identificar e combater as notícias falsas que circulam na internet. Essa foi a missão dos jornalistas mirins da rede municipal de ensino, que se reuniram nesta terça-feira (17/10), no auditório da Universidade Positivo, para apresentar trabalhos e boas práticas na 15ª edição – Tirando de Letra “Jornalistas Mirins desvendando as Fake News”.

Trezentos estudantes de dez escolas municipais lotaram o auditório para conhecer os trabalhos dos colegas e debater o tema. O evento contou com a participação dos jornalistas Felipe Harmata (Rádio CBN e coordenador do curso de Jornalismo da Universidade Positivo) e Pedro Talin (RIC TV), além da diretora do Departamento de Desenvolvimento Profissional da Educação, Estela Endlich, da gerente de Inovação Pedagógica, Silmara Campese Cezário, e sua equipe, chefes de Núcleo e professores.

O evento foi conduzido pelos estudantes e jornalistas mirins Mariana Bonfim Silva e Eduardo Mello Busin, da Escola Municipal CEI Professor Ulisses Falcão Vieira.

“Gosto muito de participar deste projeto, aprendo a conversar, a perguntar mais e entender melhor tudo que a gente lê por aí”, contou Izabelli Vitória Batista.

Os estudantes aprendem a checar informações em fontes confiáveis, desconfiar de opiniões e sensacionalismos, além de identificar conteúdos publicitários, por exemplo.

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, explica que o projeto estimula a curiosidade, a pesquisa, a oralidade e a escrita por meio da produção de textos para o jornal eletrônico. “Eles aprendem fazendo, se envolvem, o que enriquece o repertório dos estudantes”, comentou a secretária.

“É importante que desde cedo eles aprendam a identificar fake news, a questionar o que encontram nas mídias e que atuem também conscientizando e orientando suas famílias”, comentou Felipe Harmata.

O Tirando de Letra é uma das ações dos Jornalistas Mirins, projeto do jornal eletrônico que está presente na rede municipal desde 2001 com o uso das mídias digitais nas unidades de ensino. A iniciativa possibilita o desenvolvimento de jornais eletrônicos escolares com a simulação de uma redação de jornal, desde a produção textual, de imagens (fotos, vídeos e desenhos), até a editoração e a publicação.

Os professores fazem a supervisão das ações e os estudantes, que incluem coberturas de eventos, entrevistas e produção de textos.

SAIBA MAIS sobre o trabalho da Gerência de Inovação Pedagógica.