Curitiba é a capital mundial do punhobol até domingo
COM ASSESSORIAS – Premiada pela Federação Internacional de Punhobol pelo projeto que leva o esporte às escolas, Curitiba é sede do Campeonato Mundial de Clubes até o próximo domingo (22/10). Até lá, cerca de 250 atletas da Alemanha, Áustria, Suíça e Brasil disputarão o título no Clube Duque de Caxias, no Bacacheri.
É a segunda vez que o clube sedia o evento, que começou nesta quinta-feira (19/10) e tem a Prefeitura entre as organizações apoiadoras. “É essa união de esforços que faz Curitiba, mais uma vez, capital desse esporte”, disse o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Eduardo Pijak Júnior, que acompanhou a abertura do campeonato.
Punhobol, faustball ou fistball
Esporte alternativo, de fácil assimilação e que colabora no desenvolvimento dos princípios de coletividade e cooperação, o punhobol tem origem germânica. No Brasil, chegou no início do século 19. É jogado ao ar livre, em um campo de grama de 50 m x 20 m, com uma rede de 10 cm de colocada a 2 m de altura.
São cinco jogadores de cada lado e os sets são jogados até um time completar 11 pontos. A bola pode picar no chão antes do jogador tocar nela, mas só pode bater em um dos braços. A mão deve estar fechada.
Em Curitiba, além do Clube Duque de Caxias, o esporte conhecido como faustball, em alemão, e fistball, em inglês é praticado na Sociedade Morgenau e no Clube Mercês Santa Felicidade. O Duque de Caxias soma sete títulos mundiais femininos que, somados com as vitórias de clubes gaúchos, vais para 32.
Nas escolas
O projeto Punhobol Nas Escolas, desenvolvido há cinco anos em parceria com a Secretaria Municipal de Lazer, Esporte e Juventude (Smelj), a Lei de Incentivo ao Esporte e a Secretaria Municipal da Educação tem como objetivo levar o esporte às escolas municipais, proporcionando a prática esportiva a cerca de 800 alunos em 20 unidades da rede municipal de ensino.
O projeto tem apoio da Lei de Incentivo ao Esporte da Prefeitura de Curitiba, que capta recursos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e investe em atletas, paratletas, instituições sociais e projetos na área do esporte. A Federação Paranaense de Punhobol é uma das instituições esportivas incentivadas.
Também participaram da abertura do Campeonato Mundial de Clubes de Punhobol o presidente da Confederação Brasileira de Punhobol, Júlio Ebert; o presidente da Federação Paranaense de Punhobol, José Roberto Vinharski; a presidente da Sociedade Duque de Caxias, Nádia Passos, e diretor do clube, Valmir Martines Gimenes; os diretores da Secretaria do Esporte do Paraná, Tiago Campos e Clésio Prado; o presidente do Sindicato dos Clubes do Estado do Paraná (Sindiclubes), Ali Tarbini, e diretor da entidade, Ronaldo Ferreira.