Grande Curitiba

Ippuc é o anfitrião de encontro de institutos de planejamento urbano do Brasil

19 de junho de 2024 às 11:04
(Foto: José Fernando Ogura/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Representantes de instituições de planejamento de várias cidades do país se reunirão em Curitiba, nos próximos dias 27 e 28 de junho, para participar do VIII Encontro da Rede de Institutos de Planejamento do Brasil (InREDE).

O encontro dará continuidade aos trabalhos da Rede, que teve início em maio de 2022. Atualmente, 14 cidades participam da rede, sendo 11 capitais e 3 cidades polos regionais.

“O objetivo é desenvolver um planejamento urbano integrado e sustentável e buscar o fortalecimento dos Institutos de Planejamento e alinhar o planejamento urbano aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e à Agenda 2030”, disse o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e secretário de Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur.

A Agenda 2030 da ONU é um plano global para que todos os povos e nações possam atingir em 2030 um mundo melhor, a partir do cumprimento de 17 objetivos de desenvolvimento sustentável.

Projetos e financiamentos

De acordo com o arquiteto e urbanista do Ippuc, Ricardo Bindo, um dos organizadores do VIII encontro do InREDE, está programada a participação de bancos de financiamento com apresentações sobre a estruturação de projetos e linhas de financiamento para as cidades.

A abertura do evento acontecerá às 9h, do dia 27/6, no Salão Nobre da Prefeitura. Após a recepção dos participantes, haverá a explanação dos painelistas confirmados, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), André Souto, e do New Development Bank (NDB), Alexandre Taka Hashi.

Em seguida, serão apresentados alguns dos projetos recentemente implantados ou em implantação em Curitiba, que visam a transição para a eletromobilidade, pelos técnicos do Ippuc, a assessora de Financiamento, Ana Cristina Jayme, e o gerente da Unidade Técnico Administrativa de Gerenciamento (UTAG), Márcio Teixeira.

Visitas técnicas e Oficina

No período da tarde do dia 27/6, o grupo também terá a oportunidade de conhecer um dos eixos de alta densidade e usos mistos, parques urbanos, um terminal de transporte e ciclovia, além do setor histórico de Curitiba.

No dia 28/6, está programada uma oficina e apresentação dos novos institutos integrantes da InREDE. Também haverá uma visita às instalações do Ippuc e ao Hipervisor Curitiba, que foi inaugurado em fevereiro deste ano.

Apoio

A Rede Brasileira de Institutos de Planejamento conta o apoio institucional do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos ONU-Habitat e do Projeto Cidade Presente (DUS), fruto da Cooperação entre o Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ) e o Ministério das Cidades, implementado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, Agência Alemã de Cooperação para o desenvolvimento sustentável.

Inclusão e resiliência

A rede surgiu com o objetivo de construir uma rede colaborativa entre departamentos de planejamento, com a missão de enfrentar os desafios das cidades e torná-las mais inclusivas e resilientes.

O objetivo é fortalecer a cultura do planejamento nos municípios brasileiros e fomentar o diálogo entre institutos, promovendo troca de conhecimentos, cooperação e intercâmbios entre equipes gestoras e técnicas.

A ideia é que a iniciativa resulte no crescimento conjunto, com um olhar integrador, interdisciplinar, com continuidade no planejamento e conectado com as pessoas e com a cidade.