Hospital anexo à Maternidade Nossa Senhora Aparecida reabre nesta terça com 12 leitos clínicos
COM ASSESSORIAS – Reabriu nesta terça-feira (13), para o atendimento ao público, o Hospital anexo à Maternidade Nossa Senhora Aparecida em Fazenda Rio Grande. Contando com 12 leitos disponíveis, o espaço está todo equipado e foi reformado para melhor receber à população.
A secretária de Saúde Irani Santos lembra que esse era um anseio antigo dos moradores, que pôde ser realizado agora pela Prefeitura. Com investimento de R$ 6 milhões, a maternidade foi reaberta em janeiro de 2020, mas com a pandemia do Coronavírus, foi necessário remanejar equipes e toda a atenção para a contenção do vírus no município, por isso, o Hospital teve que esperar.
“Nós não tínhamos médicos e funcionários suficientes. Agora que contamos com essa equipe, poderemos realizar esses atendimentos de forma eficiente”, explica a secretária.
Segundo ela, a ideia é que o Hospital possa ajudar a abrir vagas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município. Serão 12 leitos clínicos de internamento e corpo clínico, onde serão feitos os atendimentos de pacientes encaminhados pela UPA, que já estejam com seu quadro de saúde estabilizado. Assim, haverá mais vagas disponíveis para casos graves de urgência e emergência.
De acordo com o prefeito Marcio Wozniack, além de proporcionar mais qualidade no atendimento, mais conforto e vagas para internamento, o Hospital também representa um melhor gerenciamento financeiro dos recursos públicos. “O valor que é repassado pelo SUS para o município, lá no UPA, é praticamente inexistente. Para o Hospital, o município consegue ter uma receita melhor. E tudo isso está sendo possível porque o município veio planejando ações de arrecadação de valores. A vinda de novas empresas, a compra no comércio local por parte dos cidadãos, o pagamento do IPTU etc.”, destaca.
O objetivo é de, aos poucos, incluir atendimentos com especialidades no Hospital, assim, a população terá à disposição mais serviços pelo SUS em Fazenda Rio Grande.
Em paralelo à abertura do Hospital, a Prefeitura também está realizando uma reforma na UPA do município. Reforma que inclui troca da cobertura da Unidade, ampliação das salas de atendimento, construção de um consultório odontológico para urgências e emergências e mais uma sala de triagem, para agilizar os atendimentos médicos.