Grande Curitiba

Formatura de cursos profissionalizantes celebra qualificação e inclusão em Rio Branco do Sul

56 formandos concluíram cursos de Aperfeiçoamento e Técnico em Mineração, resultado de parcerias com o SENAI e Votorantim Cimentos.
10 de outubro de 2024 às 16:52
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – A noite de ontem, 9 de novembro na ASEM, foi de festa para os 56 formandos dos cursos de Aperfeiçoamento em: Confeitaria, Panificação, Automação e Acionamentos Industriais, oferecidos pelo município em parceria com o SENAI e o Governo do Paraná e também dos formandos do curso de Técnico em Mineração, realizado em parceria com o SENAI e a Votorantim Cimentos. O evento destacou a importância da qualificação profissional para atender à demanda da indústria local e proporcionar oportunidades para os jovens da cidade.

A solenidade contou com homenagens emocionantes, discursos de autoridades e um exemplo inspirador de inclusão com a formatura de Fábio José Rubini dos Santos, jovem autista que concluiu o curso de Mineração e que já atua na área de manutenção elétrica de motores há mais de 2 anos.

Em seu pronunciamento o vice-prefeito Airton Nodary compartilhou a alegria de participar do evento que consagra o empenho da gestão em fortalecer a Mao de obra local e esforço e dedicação de jovens dedicados e comprometidos com o aprimoramento pessoal e profissional. “Quero parabenizar a cada uma de vocês que estão aqui hoje concluindo uma etapa importante de formação, que agrega mais conhecimento e que vai contribuir para o desempenho, a segurança e a melhoria da vida de vocês. Nossa gestão está empenhada em manter as parcerias para oferecer muitas outras capacitações a quem precisa”, destacou o vice-prefeito.

Autoridades presentes: Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico Jhessica Stocko, Jean Michael Oliveira, representante do deputado estadual e Secretário de Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes, a representante do SENAI-PR Flavia Afonso e o gerente regional da Votorantim Cimentos, Leidivan Train Cabral.

Sobre as capacitações

Os cursos de Aperfeiçoamento em Confeitaria, Panificação, Automação e Acionamentos Industriais fazem parte do projeto Qualifica Paraná e tem como objetivo oferecer no município capacitação profissional itinerante em diversas áreas, contribuindo para o desenvolvimento profissional no Paraná. Essas capacitações tiveram a duração de 50 dias, com encontros presenciais, na Unidade Móvel do SENAI Paraná, localizado na Escola Municipal Professora Jueli Costa Rosa Polonha.Para isso, cada jovem contou com um subsídio diário por aula no valor de R$25,00 para auxiliar com os eventuais custos de transporte e alimentação, somando o total de R$600 reais durante toda a capacitação.

Já o curso técnico em Mineração teve duração de dois anos e aconteceu de forma semipresencial, com aulas ministradas na sede Colombo do SENAI. Para isso o município disponibilizou transporte.

A vocação mineradora

Rio Branco do Sul é reconhecido por lei estadual como Capital do Cimento, devido à sua vocação na produção de calcário, dolomita e quartzito. Além disso, a região onde está localizada abriga mais de 100 empresas no segmento de mineração, que demandam profissionais qualificados, reforçando, portanto, a necessidade de investimentos na capacitação dos trabalhadores.