Obras atingem 50% de execução e o primeiro Hospital Veterinário Municipal será inaugurado em dezembro deste ano
COM ASSESSORIAS – As obras do primeiro Hospital Veterinário Municipal de Curitiba, no bairro Taboão, já ultrapassaram os 50% de execução e a previsão da Prefeitura é inaugurar o complexo veterinário junto com o Parque São Francisco de Assis no dia 9 de dezembro. Na última segunda-feira (21/10), o prefeito Rafael Greca e a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, vistoriaram o andamento das obras.
A vistoria também foi acompanhada pelo deputado federal Delegado Matheus Laiola, que garantiu uma emenda parlamentar para a operacionalização do Hospital Veterinário Municipal de Curitiba. A emenda parlamentar garantiu a transferência de R$ 4,5 milhões para o município de Curitiba para custear o funcionamento do Hospital Veterinário Municipal. A parceria permite a possibilidade de renovação anual da transferência de recursos.
As obras já avançaram com toda a colocação do piso de cerâmica nos dois pavimentos, na pintura externa do prédio, e nas divisões das salas de atendimento internas.
“A causa animal é uma unanimidade em Curitiba e já estamos terminando a construção do primeiro Hospital Veterinário Municipal da cidade, aqui no bairro Taboão. No dia 9 de dezembro, no tempo do Natal, vamos inaugurar o hospital e o Parque São Francisco de Assis, santo que gostava dos animais. Cumpre assim uma história de vida minha e da Margarita e de quem gosta da causa animal em Curitiba”, afirmou Greca.
A secretária do Meio Ambiente, Marilza Dias, explicou que o novo parque municipal vai se juntar aos outros 52 da cidade. “O Parque São Francisco de Assis terá um jardim de dez esculturas e vamos fazer um novo acesso para a população. Será mais um parque público para aumentar a área verde de Curitiba e preservar o meio ambiente”, disse Marilza.
Como será
O Hospital Veterinário Municipal fica na Rua César M. Chaves, no bairro Taboão, em uma área cedida à Prefeitura de Curitiba pela empresa Votorantim Cimentos S.A. A área corresponde a 68.467,05 m² e além do hospital também vai abrigar o Parque Municipal São Francisco de Assis, onde hoje existe o Parque das Esculturas da Votorantim.
A previsão é que o Hospital Veterinário Municipal seja entregue para a população no dia 9 de dezembro, com estrutura e corpo técnico especializado para atendimentos veterinários de média e alta complexidades, de forma prioritária para animais de estimação de moradores em situação de vulnerabilidade social e de protetores de animais registrados junto à Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba.
Será viabilizado o início da prestação de serviços gratuitos para pets, como consultas veterinárias, cirurgias, exames laboratoriais e de diagnóstico por imagem, atendimento ambulatorial e internação, contemplando também especialidades como clínica geral, oftalmologia, cardiologia, endocrinologia, dermatologia, neurologia, oncologia, ortopedia e odontologia, de forma similar como já ocorre em municípios como São Paulo.
Inicialmente, o objetivo é possibilitar pelo menos 40 atendimentos diários (com senhas) na unidade a ser implantada, incluindo, além das consultas, a previsão de atendimentos especializados.
Banco Municipal de Ração
Durante o evento desta segunda-feira (21/10), a Rede de Proteção Animal de Curitiba também doou 2,9 toneladas de ração de cães e gatos para 16 Ongs que cuidam de cães e gatos na cidade.
Ongs que receberam ração
Gatos – 120 kg de ração para cada ONG:
Associação Casa dos Gatos Curitiba
Crazy Cat Gang
Associação Beco da Esperança
Cães – 200 kg de ração para cada ONG:
Associação Violeta Vive
Associacao Audote um Amiguinho
Ong Proteção Animal
Instituto Aumigão
Instituto Bicho Urbano
Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba
Associação Beneficente Salva Bicho
Instituto Fica Comigo
Associação do Amigo Animal
Associação Projeto Ajudei
Associação Somos Amigos dos Animais
Associação Amigo Guaipeca
Associação Adote Com Consciência
Também acompanharam a vistoria os superintendentes de Controle Ambiental, Ibson Gabriel Martins de Campos; de Obras e Serviços, Jean Brasil; os diretores de Parques e Praças, Giovando Amorim Romanine; de Pesquisa e Conservação da Fauna, Edson Ferraz Evaristo de Paula; os vereadores eleitos Andressa Bianchessi, Meri Martins e Tico Kuzma, protetores de animais, representantes de Ongs da causa animal e servidores do Meio Ambiente.