Grande Curitiba

Prefeitura divulga resultado dos Levantamentos de Índice Rápido para o vetor da Dengue

Mais uma vez, a maior parte dos focos foram encontrados nas residências. No total, foram 4 levantamentos realizados em 2024 com mais de 11 mil imóveis inspecionados
29 de outubro de 2024 às 15:52
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – Na última semana, a Prefeitura de Pinhais, por meio da Seção de Vigilância de Zoonoses, da Secretaria Municipal de Saúde, concluiu o 4º Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa). Com isso, a prefeitura finaliza os levantamentos realizados em 2024 após inspeção de mais de 11 mil imóveis.

“O LIRAa é uma atividade de monitoramento do mosquito transmissor da dengue preconizada pelo Ministério da Saúde. A ação permite a identificação de áreas com maior ocorrência de focos, bem como dos tipos de criadouros predominantes. Esses dados auxiliam o município a discutir e direcionar ações para áreas apontadas como críticas”, explica Priscila Cristiane Bordin, da Gerência de Vigilância em Saúde Ambiental, do Departamento de Vigilância em Saúde de Pinhais.

Durante os levantamentos, foram inspecionados 11.185 imóveis, coletadas 537 amostras e identificados 306 focos de Aedes aegypti. O registro de focos por bairro obteve os seguintes resultados: Weissópolis (48), Atuba (38), Emiliano Perneta (33), Jardim Amélia e Alto Tarumã (25), Jardim Cláudia, Maria Antonieta e Centro (24), Pineville (21), Estância Pinhais (19), Vargem Grande (17) e Alphaville (2).

“Também foi possível identificar que a maior parte dos focos foram encontrados nas residências, com os criadouros de mosquitos presentes em depósitos móveis, como vasos, e pratos de plantas; seguido de tonéis de armazenamento de água da chuva e na sequência, materiais não utilizáveis, como lixo e resíduos sólidos”, destaca Priscila.

O gráfico disponível na aba MÍDIAS apresenta a porcentagem de amostras encontradas de acordo com os tipos de depósitos.

“Importante ressaltar que os índices de infestação enquadram o município em estado de alerta para proliferação do mosquito da dengue. Faltam poucos meses para a chegada do verão, por isso cresce o alerta, pois o calor e período chuvoso fazem com que o ambiente se torne favorável para a proliferação do vetor. Cabe destacar que as equipes têm atuado constantemente nas vistorias e orientação da população em relação aos cuidados para não deixar água acumulada”, salienta Priscila.

Serviço

O Disque Dengue está disponível para mensagens via WhatsApp pelo número (41) 98500-3326. O serviço é um canal de informação colocado à disposição da população para receber denúncias e fornecer orientações sobre os cuidados para combater os focos.