Caminhada na Natureza atraiu centenas de participantes pela Colônia Figueiredo em Campo Largo
COM ASSESSORIAS – A 7ª Caminhada na Natureza – Circuito das Colônias Polonesas 2024, na Colônia Figueiredo, em Campo Largo, reuniu mais de novecentos participantes no último sábado, 26 de outubro.
O evento, que promove as comunidades rurais e o contato com o meio ambiente, foi realizado pela Prefeitura de Campo Largo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, em colaboração com a Associação de Turismo Rural das Colônias Polonesas de Campo Largo e com o apoio fundamental do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento.
Foram dois percursos pela Colônia Figueiredo – um longo de 12,65 km e o curto de 10 km. Saindo da Igreja Nossa Senhora da Luz, os caminhantes passaram por propriedades rurais, belas paisagens e plantações. Além da caminhada, a organização também promoveu uma feira de produtos artesanais e da agricultura familiar da região.
A 7ª Caminhada na Natureza atraiu participantes de todo o estado do Paraná, vindos de cidades como Cascavel, Umuarama, São Mateus do Sul, Rio Azul, São José dos Pinhais, Curitiba, entre outras. Eliane Giboski Riplinger, de Campo Bonito, na região oeste do Estado, participa das Caminhadas na Natureza desde 2013 e gostou da experiência na Colônia Figueiredo. “O percurso foi bem interessante, com diversidade de culturas dos produtores rurais, muitas frutas. Nosso grupo, o ´Caminhantes do Oeste´, gostou bastante”, contou.
Reciclagem – BIAgradável, NaturECO, RejeitINHO e PRIcilha, personagens da Família ECO, também participaram do evento, ficando nos pontos de apoio no trajeto e incentivando a coleta e a separação de materiais recicláveis. Foram distribuídos sacos de lixo aos participantes que, ao longo do percurso, poderiam coletar resíduos recicláveis e, ao final da caminhada, trocar por mudas de plantas frutíferas e ornamentais.
Colônia Figueiredo – Em Campo Largo, o roteiro turístico das Colônias Polonesas preserva a história da colonização polonesa no município, através da sua arquitetura, cultura, gastronomia e costumes locais que oferecem uma experiência única na identidade histórico-cultural desse povo. Os empreendimentos turísticos da área destacam-se pela produção de vinho artesanal, produtos orgânicos e artesanato tradicional, como as bonecas matrioskas. Além disso, a culinária local é um grande atrativo, com pratos típicos que conquistam os visitantes, como o famoso pierogi e o kluski.
O presidente da Associação de Turismo das Colônias Polonesas de Campo Largo, Luan Souza, explica que eventos como o da Caminhada na Natureza contribuem para potencializar a economia local e das pequenas propriedades. “Os produtores podem mostrar e vender seus produtos, divulgar seus estabelecimentos e seus trabalhos. Ajuda muito no desenvolvimento da região, com o apoio da prefeitura que sempre busca melhorar as estradas e a sinalização. É uma grande ideia para trazer o turista para cá”, relata. Além dele, a caminhada também contou com a presença da representante do IDR-Paraná, Rosemeri Metz.
História – As Caminhadas na Natureza existem desde 2007 como uma política pública da Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab) e executada pelo IDR-Paraná. Além de valorizar a cultura local, o turismo rural se solidifica como mais uma fonte de renda para as famílias envolvidas na atividade. Em 2023, de acordo com dados divulgados pela Agência Estadual de Notícias (AEN), 97 circuitos das Caminhadas da Natureza atraíram 63 mil pessoas, que injetaram cerca de R$ 1,6 milhão na economia das cidades.
Para a diretora do Departamento de Turismo de Campo Largo, Bernadeth Kulka, as caminhadas contribuem para o desenvolvimento das regiões onde elas ocorrem. “O evento é um fator muito importante para o Turismo Rural, fomentando a economia local, trazendo pessoas de várias cidades para conhecer Campo Largo”, explica.
De maneira geral, todas as caminhadas possuem pontos de água, banheiros disponíveis, carros de apoio, cadernetas para carimbo no final do percurso e os serviços de café da manhã, almoço e feira de produtos da agroindústria familiar e artesanatos.
Em conjunto – A 7ª Caminhada na Natureza – Circuito das Colônias Polonesas foi uma realização de mais de um ano de trabalho do Departamento de Turismo de Campo Largo e contou com o patrocínio da Ouro Fino e da panificadora Sonho de Pão, além do apoio da Defesa Civil, Guarda Municipal de Campo Largo, Tiro de Guerra 05-020, Conselho Municipal de Turismo (Comtur-CL), Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Obras Viárias, Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, Secretaria de Esporte, Lazer e Cultura, Secretaria Municipal de Ordem Pública – Departamento de Trânsito, Secretaria Municipal de Administração – Departamento de Frotas, Secretaria Municipal de Comunicação Social e T.I., Secretaria Municipal de Saúde, Departamento de Apoio à Mulher de Campo Largo, empreendedores, parceiros, colaboradores e voluntários que contribuíram para o sucesso do evento.