Laboratório Municipal passa por melhorias para garantir mais privacidade e agilidade no atendimento

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Araucária, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), realizou recentemente uma série de melhorias na estrutura do Laboratório Municipal. As mudanças foram feitas para garantir mais conforto, segurança e qualidade no atendimento à população.
Entre as principais adequações estão a ampliação do número de guichês de atendimento, que passou de três para cinco, e a instalação de boxes individuais para as coletas de sangue. A divisão entre os espaços de coleta é preconizada pelas normativas sanitárias vigentes. A nova organização trouxe mais cadeiras para a sala de espera, garante mais agilidade no acolhimento e maior privacidade durante os procedimentos.
Antes das mudanças, a sala de coleta era compartilhada, com todas as cadeiras no mesmo ambiente. Com a criação dos boxes, o Laboratório passou a oferecer um atendimento mais humanizado e respeitoso com o momento de cada paciente.
De acordo com a coordenadora do Laboratório Municipal, Marcielle de Araújo, as reformas foram pensadas para proporcionar um ambiente mais acolhedor, sobretudo para os pacientes em jejum. “Atendemos pessoas que estão em jejum há mais de 8 horas. Por isso, além das melhorias técnicas, também ampliamos o número de cadeiras na recepção, para que todos possam aguardar com mais conforto”, contou.
Marcielle aproveitou para reforçar a importância de se respeitar o tempo máximo de jejum antes da realização dos exames: “Para garantir a segurança do paciente e a confiabilidade dos resultados laboratoriais, o jejum não deve ultrapassar 12 horas”, alerta.
O Laboratório Municipal realiza, em média, de 250 a 300 atendimentos por dia e cerca de 60 mil exames por mês. Em junho os pacientes faltaram a cerca de 40% dos exames agendados.
Atenção!
– Compareça no horário agendado
– Leve seus documentos pessoais
– Se estiver acompanhando crianças para exames, leve também os documentos delas
– O jejum deve ser de no mínimo 8 horas e máximo 12 horas para exames de sangue