Grande Curitiba

Programa desenvolvido em Pinhais promove inclusão de empregabilidade a Pessoas com Deficiência Intelectual

A ação realizada pela prefeitura contempla formação profissional, acompanhamento e orientação na escola e trabalho
30 de outubro de 2024 às 16:15
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – Conquistar uma vaga no mundo do trabalho é desafiador. E, como se sabe, esse cenário se torna ainda mais difícil para o público PcD. Tendo isso em vista, a Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Educação (Semed), desenvolve o Programa Horizontes – Emprego Apoiado para Pessoas com Deficiência Intelectual. A iniciativa é direcionada a jovens e adultos, com vistas à inclusão de empregabilidade e contempla formação profissional, acompanhamento e orientação na escola e trabalho.

O projeto, idealizado e coordenado pela psicóloga Cassandra Fontoura Fiore Peron, é direcionado aos estudantes jovens e adultos de Pinhais com deficiência intelectual. “Inicialmente, os estudantes estão sendo incluídos nos equipamentos públicos, para que se tenha a vivência inicial da proposta e, desta forma, possam ser realizados ajustes futuros, que subsidiem o estabelecimento de políticas públicas e o incentivo às contratações formais”, explica Cassandra.

“Neste momento, temos alunos da EM Elis de Fátima Zem atuando nas Secretarias Municipais de Educação, de Assistência Social e de Meio Ambiente. A implementação desta iniciativa leva em conta o desafio da inclusão da pessoa com deficiência intelectual no mundo do trabalho, tendo em vista a falta de oportunidades e de processos formativos”, salienta.

A avaliação dos resultados ocorre durante todo o processo de implementação do programa de emprego apoiado, por meio de monitoramento do desempenho dos estudantes no contexto escolar e laboral, bem como por meio de reavaliação das necessidades de apoio.

“O resultado que se almeja é que os estudantes com deficiência intelectual sejam incluídos e permaneçam empregados, desenvolvendo a autonomia e exercendo a sua cidadania”, destaca Cassandra.