Greca faz palestra sobre ações que deram a Curitiba a tríplice coroa de Cidade Mais Inteligente do Mundo
COM ASSESSORIAS – O prefeito Rafael Greca fez uma palestra para padres brasileiros nesse domingo (10/11), na Capela do Pontifício Colégio Pio Brasileiro de Roma, na Itália. Ele visitou o local a convite do padre curitibano Everton Lípinski. Greca foi recebido por Dom Armando, bispo emérito da Bahia, e pelo padre reitor, Valdir Cândido de Morais.
“Alegria de participar da missa deste domingo, Dia de São Leão Magno, na Capela do Pontifício Colégio Pio Brasileiro de Roma. Fiz uma palestra sobre as políticas públicas de Curitiba que nos valeram três títulos de Cidade Mais Inteligente do Mundo, em Barcelona, Seul e Nova York. Enfatizei a FAS, as Mesas Solidárias gratuitas, os restaurantes de 3 reais, a eletromobilidade, a Pirâmide Solar de Curitiba, nossa educação modelo, o SUS curitibano, os 600 apps da nossa Prefeitura, os 52 parques, os carrinheiros cidadãos, o plantio de 550 mil árvores desde 2019 e nossa política social e cultural. Recordei Margarita e as 46 vezes que juntos visitamos a Cidade Eterna”, disse o prefeito.
Greca está em missão oficial de Curitiba na Europa, depois de ter passado por Barcelona (Espanha). Na Itália, ele está acompanhado dos secretários municipais de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi, e de Planejamento, Finanças e Orçamento, Cristiano Hotz, e do assessor de Articulação Política da Prefeitura de Curitiba, Lucas Navarro.
Segurança alimentar
Nesta segunda-feira (11/11), Greca terá encontros com a embaixadora Carla Carneiro, representante permanente do Brasil junto à FAO, e com Fabio Bonanno, chefe de Política Agrícola e Alimentar de Roma; com Andrea Messori, da rede de hortas comunitárias e agricultura urbana de Roma; e Fabio Ciconte, presidente do Conselho de Política Alimentar de Roma.
O prefeito vai apresentar uma proposta de criação de um Anel Metropolitano de Alimentos nas áreas limítrofes de Curitiba. A ideia é usar os espaços embaixo dos linhões de energia para o cultivo de alimentos por parte dos cidadãos, com o apoio do poder público, que forneceria os insumos, sementes e orientações para as hortas. A produção seria direcionada para a comunidade.
Audiência com o papa
No dia 13/11, o prefeito terá uma audiência reservada com o papa Francisco, no Vaticano. Ele irá apresentar para o Santo Padre as ações de Curitiba para a proteção aos mais vulneráveis, como pessoas em situação de rua, idosos e famílias carentes.
Greca embarca de volta para Curitiba no dia 14 e reassume a Prefeitura de Curitiba no dia 15 de novembro.