Grande Curitiba

Diversidade e história afro-brasileira e indígena nas escolas

Dentro do mês da Consciência Negra, Secretaria Municipal de Educação informa as atividades de formação continuada dos profissionais para a promoção de um ambiente escolar antirracista.
19 de novembro de 2024 às 16:54
(Foto: Secretaria de Educação)

COM ASSESSORIAS – A Secretaria Municipal de Educação tem se dedicado a fortalecer o ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas municipais de Campo Largo. Sob a coordenação da professora Luciane Aparecida Soares dos Santos, em cumprimento à Lei Federal nº 11.645/2008, a secretaria oferece formações continuadas aos professores, abordando temas como relações étnico-raciais e a importância de promover um ambiente escolar mais inclusivo e antirracista.

Em parceria com o Grupo de Estudos em Educação para as Relações Étnico-Raciais ErêYá – UFPR, a secretaria ofereceu durante todo ano formação aos professores, capacitando-os a trabalhar temas relacionados à ancestralidade e à cultura afro-brasileira desde a Educação Infantil. “O objetivo é desenvolver um olhar crítico e reflexivo, tanto em professores quanto em estudantes, promovendo a valorização da diversidade e o combate ao racismo”, explica a professora Luciane.

Feriado – A data de 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra é fundamental para educar e conscientizar sobre a importância da luta antirracista. No entanto, essa luta não pode se limitar a um único dia. É preciso que as escolas e universidades incorporem a história e a cultura negra em seus currículos, promovendo um ensino mais justo e inclusivo.

O Conselho Municipal de Política Étnico Racial (Comper) realiza amanhã, 20 de novembro, uma série de atividades e apresentações gratuitas na Praça Getúlio Vargas (praça do Museu Histórico). O evento Dia da Consciência Negra: União, Resistência e Orgulho começa as 10h00 e irá celebrar a beleza e a riqueza da cultura negra. Participe!