Grande Curitiba

12º Seminário Municipal da Diversidade é promovido em Pinhais

Nesta edição a temática abordada foi "Mulheres, currículo e equidade: avançar é preciso"
28 de novembro de 2024 às 17:02
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – Na última quarta-feira, 27 de novembro, a Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com o Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial de Pinhais e com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) promoveu o 12º Seminário Municipal da Diversidade. Nesta edição a temática abordada foi “Mulheres, currículo e equidade: avançar é preciso”. A ação foi realizada no Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe), localizado no bairro Weissópolis.

Para a prefeita de Pinhais, Rosa Maria, a questão da equidade relacionada às mulheres deve ser debatida em todos os âmbitos. “Avançar é preciso. É esta a proposta do tema desse encontro e é isso mesmo que precisamos. Temos que ter esse olhar da importância de cada vez mais espaços serem ocupados pelas mulheres, por isso esta temática é sempre relevante”, afirma.

A presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Solange do Rocio dos Santos, destacou a importância das edições do evento, sobretudo pelas temáticas abordadas. “Estamos na 12ª edição deste seminário e fazendo um retrospecto notamos quantos temas relevantes trouxemos à tona. Sem dúvida, são anos de muito aprendizado, muita evolução e percebemos que há muito ainda por ser realizado”, destaca.

Durante a abertura do evento, também estiveram presentes, a secretária de Educação, Andrea Franceschini, a coordenadora do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial de Pinhais, Anadir dos Reis Miranda, a chefe do Núcleo Regional de Educação, Samara Fernandes, e o professor Ehrick Eduardo Martins Melzner, representando a UTFPR.

A palestra de abertura, intitulada “Pensando a equidade de gênero na educação”, foi proferida pela professora doutora Jane Felipe de Souza. A palestrante atua como colaboradora na linha de pesquisa de educação, sexualidade e relações de gênero, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Também participaram da iniciativa, profissionais da educação do município de Pinhais e região que atuam nas diferentes modalidades e etapas da educação básica e ensino superior das redes pública e privada.