Representantes de unidades credenciadas ao Bolsa Creche participam de formação em Pinhais
COM ASSESSORIAS – Para o fechamento do ano de 2024, a Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Educação (Semed), convidou representantes das 11 unidades credenciadas ao programa Bolsa Creche para uma formação. Com o tema Experiências Significativas na Educação Infantil, o momento formativo foi promovido no Centro de Formação dos Profissionais de Educação (Cenforpe II), localizado no bairro Weissópolis.
“Tivemos como comunicadoras inscritas as unidades credenciadas CEI Pequeno Panda, CEI Algodão Colorido e Escola Monsor. Estas unidades partilharam um pouco do trabalho realizado e apresentaram projetos exitosos realizados para e com as crianças durante o ano. As diversas temáticas abordadas nos levaram a reflexões e conhecimento de realidades que ora se assemelham e ora se divergem, e que nos provocam a avaliar a prática pedagógica a partir de um olhar mais contextualizado, considerando a criança em sua integralidade”, destaca, Daniela Negrão, responsável pela Seção Creche da Semed.
Após o momento formativo, foram esclarecidos os procedimentos para o encerramento do ano letivo atual relacionados ao pagamento e trâmites pedagógicos, além da preparação para o ano letivo de 2025. “Houve uma breve apresentação dos valores reajustados das mensalidades para o próximo ano e da demanda manifesta do município. Por fim, a equipe da Semed agradeceu pela parceria com as unidades credenciadas e se colocou à disposição para demais informações pertinentes ao programa”, explica.
Instituído no ano de 2021, o Programa Bolsa Creche visa a ampliação ao acesso à educação para crianças de 0 a 3 anos, beneficiando famílias que não conseguiram matricular seus filhos na rede pública de ensino municipal, com vagas em instituições de ensino privadas de Pinhais. “Desde então, a equipe da Gerência da Educação Infantil (Geinf), por meio da Seção Creche, promove momentos formativos para profissionais das unidades credenciadas ao programa, visando contribuir com o processo de qualificação do atendimento às crianças”, ressalta Daniela. Também estiveram envolvidos na formação profissionais que atuam na Gerência de Sistemas de Informações e Cadastro Escolar (Geice), da Semed.