Secretaria de Meio Ambiente prepara o Cemitério Municipal para o Dia de Finados. Confira mudanças nesse ano
COM ASSESSORIAS – Está chegando o Dia de Finados e, para preparar o Cemitério Municipal de Fazenda Rio Grande para a movimentação do feriado, como em todos os anos, a secretaria municipal de Meio Ambiente está realizando a limpeza e a pintura do espaço. Devido à pandemia do coronavírus, algumas medidas também foram pensadas para a segurança de todos.
O cemitério será aberto normalmente no final de semana e na segunda-feira, dia 2. Ficará suspensa neste ano a tradicional missa, que costuma ser rezada em uma tenda em frente ao cemitério. Também haverá controle de entradas e saídas e a obrigatoriedade do uso de máscaras e álcool em gel, sendo disponibilizado o produto através de totens no portão e no cruzeiro. Para quem quiser participar de uma missa, deverá conferir os horários diretamente na Paróquia São Gabriel.
“A secretaria de meio ambiente vai estar presente das 8h às 17h, limitando a entrada de pessoas para não aglomerar dentro do cemitério, lembrando da obrigatoriedade do uso de álcool em gel e da máscara. Caso queiram realizar limpeza dos túmulos, vai ser permitido. Só as construções de grande portes que nesses dias estará proibido”, afirma a diretora de Meio Ambiente Thays Barbosa.
Segundo ela, também haverá atendimento no administrativo do cemitério durante esses dias, sendo possível consultar a localização dos terrenos e assuntos financeiros. A secretaria também pretende instalar uma placa com o mapa dos terrenos para facilitar.
Antes mesmo do feriado, a equipe já esteve se preparando para deixar tudo organizado para quem for visitar o túmulo de seus entes queridos. Foi realizada uma limpeza mais intensa, pintura dos meios-fios, pintura do cruzeiro e reorganização do enquadramento de lotes, quadras e numerações para as pessoas não se perderem. “Tudo pra relembrarmos com saudades, mas sem tristeza, os nossos entes queridos”, ressalta.
Cuidados com a dengue
Com a chegada do verão, o tempo quente e as chuvas, Thays lembra que não será permitido levar alguns tipos de vasos e flores ao cemitério, evitando, assim, a proliferação do mosquito Aedes aegypti. “A pedido da Vigilância Sanitária a gente vai restringir flores de plástico e vasos que retém a água da chuva, por conta da dengue. A proliferação do mosquito da dengue sempre é uma preocupação a mais no cemitério”, diz.
O ideal é que os vasos sejam cobertos por areia ou terra até a borda e também tenham furos na parte de baixo, para escoar a água. Pratinhos também devem ser totalmente cobertos e não é permitido embalagens plásticas do tipo embalagem de presente ao redor dos vasos, bem como flores artificiais já que em vez de areia e terra, elas ficam presas em argila, onde não é possível escoar de água da chuva.