Grande Curitiba

Ferraria ganha a primeira horta comunitária de Campo Largo

Localizada no Dona Fina, moradores realizaram o plantio de hortaliças no espaço que foi revitalizado com a ajuda do Provopar e de diversas secretarias municipais
4 de fevereiro de 2025 às 18:47
(Foto: Dori Prata / Comunicação PMCL)

COM ASSESSORIAS – Na tarde da última sexta-feira (31), 11 famílias do bairro Ferraria, na localidade Dona Fina, participaram de um importante evento. Com o apoio de servidores da prefeitura, eles realizaram o plantio das mudas da primeira horta comunitária do município.

Localizada em um terreno cedido em comodato pelo Provopar e que passou por um processo de limpeza realizado pelas Secretarias de Meio ambiente e Obras Viárias, a horta é um projeto do governo do Estado do Paraná, através da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, e em parceria com a Prefeitura Municipal de Campo Largo.

Sob responsabilidade das famílias, que preferencialmente estejam cadastradas em programas de assistência social e associações de moradores, as hortaliças provenientes da horta poderão ser utilizadas para consumo próprio ou comercializadas.

Além da nutricionista do município, Franciele Manfroi, que definiu a média de consumo de cada família, e das orientações da Secretária Municipal de Desenvolvimento Social e da Mulher (SMDSM), os participantes do projeto contaram com o apoio técnico dos servidores da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária (SMAP), como o engenheiro agrônomo, Homero Amaral Cidade Junior e o técnico em agropecuária Everton Melo de Bastos.

Homero explicou que o terreno recebeu compostagem produzida pelo Horto Municipal e ressaltou o papel social proporcionado pelo projeto. “Aqui não é apenas uma horta, a gente encara como um espaço de geração de saúde e geração de relacionamentos,” explicou. “Em alguns lugares, onde existe problema de segurança, a horta colabora através da vizinhança.”

Quem comemorou esse primeiro plantio foi a coordenadora da horta, Maria Helena Pereira Lopes. “Nós estamos muito felizes, estamos trabalhando com força de vontade e meus companheiros aqui de horta são pessoas honestas, trabalhadoras,” disse. “Vamos ser muito felizes com as verduras plantadas com as nossas próprias mãos.”

Estrutura e próximos passos – Além do terreno, a horta comunitária do Dona Fina recebeu do Provopar o investimento nas mudas e na cerca.

Em breve o espaço receberá uma pavimentação em paver e a previsão de inauguração é para 30 ou 40 dias, quando as primeiras hortaliças poderão ser colhidas.

Atualmente existe uma fila de espera para pessoas interessadas em utilizar a horta da Ferraria e a prefeitura de Campo Largo já possui o projeto para beneficiar outra comunidade, essa localizada no bairro Partênope.

Hortas comunitárias – Visando promover a segurança alimentar, a sustentabilidade, a inclusão social e a educação ambiental, outro benefício desses espaços está no desenvolvimento comunitário, pois podem contribuir para a geração de renda ao oportunizar negócios para as pessoas que participam do projeto.

Por tudo isso, as hortas comunitárias estão se espalhando pelas cidades brasileiras e agora os moradores Campo Largo também podem aproveitar essa novidade.