Prefeitura promoveu oficina de inovação para alunos da rede municipal

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Campo Largo, por meio de ação conjunta das Secretarias Municipais de Planejamento, Inovação e Tecnologia da Informação (SMPITI), e de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), ofereceu na última sexta-feira (27) uma Oficina de Inovação, dentro do sede do Centro de Estudos de Ciências e Tecnologias Cerâmicas do Paraná (Cestec).
O local é coordenado pela SMDET e recebeu uma turma do 4º ano da Escola Municipal João Santana. Nessa primeira oficina o tema foi “Acendendo LED’s”, ministrado pela Carolina Zanata que tem muita experiência em inovação e uma trajetória marcada por conquistas na robótica mundial e foco em tecnologias educacionais e Inteligência Artificial (IA).
Na ocasião, as crianças participantes aprenderam a criar um circuito fechado com uma fonte de energia, um resistor limitador de corrente, e o próprio LED, tendo acesso a um conteúdo que se encaixa, principalmente, nos conceitos de Física e Eletrônica.
A palestrante – Carolina Zanata, CEO da VieTech, é apaixonada por robótica educacional. Ela foi campeã mundial em robótica na Austrália e participou de 13 campeonatos de robótica, incluindo três internacionais. Especialista em tecnologias educacionais, ela também é palestrante em IA na educação. Tendo trabalhado em uma empresa multinacional, durante sua carreira liderou um projeto premiado sobre neutralidade de carbono. Hoje está totalmente dedicada ao desenvolvimento de tecnologias educacionais, impactando a vida de centenas de crianças.
As oficinas – O projeto terá, pelo menos uma vez por mês até dezembro deste ano, uma oficina no mesmo formato e local, com temas diferentes de inovação e tecnologia e voltada a alunos da rede pública de ensino do município. A próxima será sobre impressoras 3D, em julho, e no mês seguinte o tema será robótica.
“A ideia é fomentar essas ações de inovação no Cestec, já que é um centro de ciências e tecnologias cerâmicas. E a princípio estamos disponibilizando para alunos da rede pública de ensino, porém avaliamos estender o convite para outras instituições”, afirma Ana Caluciuc, diretora de inovação da SMPITI.