Grande Curitiba

Concurso literário vai premiar escritores de Curitiba e Região Metropolitana

Autores selecionados vão receber cachê de R$ 800 e interagir com leitores; eventos serão organizados em espaços públicos da capital paranaense
11 de fevereiro de 2025 às 14:47
(Foto: Maikelly Ribas)

COM ASSESSORIAS – Estão abertas as inscrições para a segunda edição do concurso literário Novas Leituras Curitibanas. Serão escolhidos 20 textos inéditos e ainda não publicados – nos gêneros de conto, crônica, poesia e dramaturgia – de escritores que residem em Curitiba ou em municípios da Região Metropolitana. O objetivo é valorizar os autores locais e dar espaço para que encontrem ou ampliem seus leitores.

Cada um dos selecionados vai receber cachê de R$ 800,00 (oitocentos reais) e também vai participar de Rodas de Leitura; que serão realizadas nas Ruas da Cidadania, colégios, bibliotecas e outros espaços públicos da capital paranaense. Essas ações estão previstas para acontecer entre abril e julho deste ano e terão agendamento prévio.

Inscrições e regras

As inscrições são gratuitas, individuais, vão até o dia 16 de fevereiro (próximo domingo) e devem ser feitas pelo formulário online https://forms.gle/wEfKj3qMrYAcvqDH9 Outras informações estão no site www.producoesdopinguim.com

Podem participar do concurso literário Novas Leituras Curitibanas II os autores e autoras maiores de 18 anos, que apresentem textos inéditos – com tamanho entre 3 mil e 6 mil caracteres (com espaço) – e ainda não publicados em nenhum meio físico, digital ou qualquer outro formato.

Cada participante poderá concorrer com um texto de sua autoria, sendo que não serão aceitas obras escritas em co-autoria. Em caso de mais de mais de uma inscrição, será considerado apenas o último cadastro realizado.

Outra exigência é que os autores e autoras comprovem residência em Curitiba, Adrianópolis, Almirante Tamandaré, Araucária, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Cerro Azul, Colombo, Doutor Ulysses, Fazenda Rio Grande, Itaperuçu, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras, Rio Branco do Sul, São José dos Pinhais e Tunas do Paraná.

Estímulo aos talentos regionais

“O intuito é valorizar a produção literária local e descentralizar o acesso às ações culturais. Temos ótimos escritores em nossa região, que são premiados em eventos de outros municípios e estados, mas que ainda são pouco conhecidos por aqui”, explica o produtor cultural e idealizador do concurso, Ali Freyer.

Segundo Freyer, quando o assunto é a literatura paranaense, é comum que o grande público lembre de ícones como Paulo Leminski, Helena Kolody, Dalton Trevisan, Jamil Snege – que são ótimos, têm excelente conteúdo e devem continuar sendo lidos – mas poucos indicam ou sugerem nomes de outros autores locais, menos populares.

“Por isso, queremos estimular a produção literária que já acontece em Curitiba e Região Metropolitana. Existem pessoas que ainda não tiveram a oportunidade de publicar ou compartilhar seus escritos, mas tem textos muito criativos e significativos adormecidos na gaveta”, ressalta o produtor cultural.

Critérios de seleção

Uma comissão julgadora – composta por especialistas em literatura contemporânea e com vasta experiência em mediação de leitura – vai analisar os textos. Os critérios observados serão a Originalidade, Domínio da forma textual apresentada, Consistência formal e temática, Adequação do texto às ações previstas e público-alvo do projeto.

A lista com o nome dos 20 autores selecionados será divulgada no dia 10 de março e estará disponível pelo Instagram (@producao.pinguim). Eles também serão comunicados pelo e-mail informado no ato da inscrição.

Os 20 textos escolhidos vão compor a curadoria de 100 Rodas de Leitura – que serão realizadas em espaços públicos de educação e cultura de Curitiba. O concurso também prevê a realização de 20 vídeo-performances literárias, feitas por artistas da capital paranaense, que serão publicadas nos canais da Pinguim Produções [Youtube e redes sociais vinculadas ao projeto].

O concurso literário Novas Leituras Curitibanas II é viabilizado pelo Mecenato Subsidiado da Fundação Cultural de Curitiba e tem o incentivo da Servopa.